Características Gerais do Ciclo Biogeoquímico da Água


caracteristicas-gerais-do-ciclo-biogeoquimico-da-agua

É chamado de ciclo biogeoquímico toda a trajetória quem uma substância faz de seu ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e seu retorno para a fonte. Ou seja, diversos elementos que fazem parte da natureza são retirados de sua origem, utilizados pelos animais e vegetais e acabam voltando para ela, em um movimento circular e infinito.

Diversos elementos naturais possuem seu ciclo biogeoquímico, que está presente em qualquer ecossistema existente. Dessa forma, os ciclos presentes na natureza são: nitrogênio, oxigênio, fósforo, cálcio, enxofre, carbono e água.

A água cobre mais de 70% da superfície terrestre em sua forma líquida. A maior parte dela está presente nos mares e oceanos, sendo que rios, lagos, lagoas e outras formações representam uma porção bem menor. A menor fração está no topo das grandes montanhas e nas massas de gelo presentes nas regiões polares.

Três processos estão presentes em pelo menos um dos ciclos da água: a evaporação, presente na passagem do estado líquido para o gasoso; a condensação, em que as nuvens de chuva caem na forma líquida; e a transpiração, processo presente em animais e vegetais.

O ciclo curto

Este ciclo é caracterizado pela evaporação da água que acontece nos oceanos, mares, rios, lagos e lagoas. Após esse processo, ela forma nuvens no céu e se condensam, voltando à superfície terrestre na forma de neve ou de chuva, dependendo da região.

O ciclo longo

O ciclo longo está relacionado à passagem da água pelos seres vivos antes de retornar ao meio ambiente. Ela é retirada do solo através das raízes das plantas, que utilizam a substância para o processo de fotossíntese. Também pode ser passada para os animais por meio da cadeia alimentar.

Essa água chega até os animais pela alimentação ou pela hidratação, sendo devolvida para o ambiente pelos processos de respiração e decomposição, ou ainda por meio das fezes e da urina. A água então volta para a superfície, retomando seu ciclo.