Características Gerais dos Anfíbios, Répteis e Aves


Características Gerais dos Anfíbios

Os anfíbios são animais vertebrados caracterizados pela pele lisa e úmida, com glândulas e sem escamas externas, possibilitando a respiração através da pele. Seus dentes são bem pequenos, podendo ser vistos apenas ao segurar o animal.
Seu ciclo de vida que se divide em duas etapas: A aquática (fase larval) e a terrestre (fase adulta), tendo estes dois ambientes como habitat.

Mesmo já adulto, o anfíbio não abandona a água, devido a sua necessidade de manter a pele úmida, além de se reproduzir neste ambiente.

Os anfíbios são seres pecilotérmicos, o que significa que eles têm o sangue frio. Uma importante característica da espécie de animal está relacionada ao seu coração, é o fato de ele possui três cavidades – dois átrios e um ventrículo.

Parte da espécie é venenosa, sendo inclusive considerado um dos animais mais venenosos existentes.

Os anfíbios possuem grande importância na natureza, uma vez que eles apontam a deterioração de um ambiente antes de qualquer outro animal, ajudando o habitat a permanecer em equilíbrio. .

São exemplos de anfíbios: sapos, cobras-cegas e salamandras.

Répteis: Características gerais

Caracterizados por uma pele seca, escamosa, parcialmente impermeável e sem glândulas mucosas, os répteis apresentam uma resistência superior.

Estes seres vertebrados podem ser encontrados em todo o planeta, visto que eles não possuem uma temperatura corpórea constante.

O corpo desta espécie é constituído por cabeça, pescoço, tronco e uma longa cauda. Eles podem viver tanto em ambiente terrestre como na água, já que boa parte destes animais são nadadores, como a tartaruga marinha, por exemplo.

Quase todos os répteis são carnívoros, mas há algumas espécies que são herbívoras.

São exemplos de répteis: Jacaré, tartaruga e iguana.

Aves: Características gerais

Presentes em todo o planeta, as aves têm como principais características físicas sua penugem, bico e asas. Existem diversas espécies de aves, portanto, é possível encontrar animais dos variados tamanhos, como o beija-flor (9 cm) e o avestruz (2,5 m).
As aves se locomovem com seus membros inferiores, o que significa que eles são bípedes. Uma das principais características destes seres vertebrados é o fato de seu coração ser dividido como quatro cavidades – dois ventrículos e dois átrios – condição que favorece a manter a temperatura de seu corpo.
A espécie é ovípara, ou seja, os embriões se desenvolvem em um ovo, chocado pela fêmea.

São exemplos de aves: Galinha, tucano, colibri, ema e avestruz.