Características Gerais dos Filo Arthropoda e Classe Insecta


Características Gerais dos Filo

O filo arthropoda é o maior do reino animal, possuindo mais de 1 milhão de espécies conhecidas e catalogadas. Os animais que compõem o grupo são invertebrados com um exoesqueleto (estrutura esquelética fora do corpo) rígido de quitina.

Os artrópodes se adaptaram a praticamente todos os ambientes do planeta. O número de espécies corresponde a mais de 80% de todos os animais que conhecemos.

A variedade é grande principalmente por causa da classe dos insetos. Além disso, compõem o filo arthropoda animais como os caranguejos, aranhas e centopeias.

Outras características dos Artrópodes
Apesar da diversidade gigantesca, os artrópodes compartilham outras características gerais, além da presença do exoesqueleto. E estão entre os fatores que colocam as espécies no mesmo filo:

– Corpo segmentado;
– Simetria bilateral;
– triblásticos (possuem três camadas de células, ectoderme, mesoderme e endoderme);
– são celomados (celoma é uma camada protegida pela mesoderme que aloja órgãos internos);
– apêndices como patas e antenas, por exemplo;
– tubo digestivo;
– realizam ecdise (troca do exoesqueleto);
sistema circulatório fechado.

A classe Insecta
A classe insecta, que está no subfilo dos hexapodas, correspondem a 70% dos seres vivos do planeta. São mais de 900 mil espécies povoando os mais diversos ambientes. A maioria dos seres são pequenos e não chegam nem a 5 cm.

Eles se caracterizam pelo corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. A respiração deles é traqueal, a maioria têm asas, um par de antenas e três pares de pernas. Além disso, eles também possuem olhos e um sistema nervoso com um cérebro na cabeça.

Os insetos têm suma importância para a natureza. Por causa de sua abundância, eles fazem parte da alimentação de vários outros animais, como anfíbios e pássaros.

Espécies como a abelha, por exemplo, mantém um importante papel no equilíbrio ecológico. Elas são agentes polinizadoras, processo que auxilia no crescimento saudável de vegetais como plantas.

Além dos insetos, também integram o filo dos artrópodes as seguintes classes: arachnida (aranhas e escorpiões); crustácea (lagostas e caranguejos); chilopoda (centopeias) e diplopoda (piolhos-de-cobra).