Características, Reprodução e Classificação do Filo Molusco


Classificação do Filo Molusco

O filo dos moluscos corresponde a um grande grupo de animais marinhos, em sua maioria, e invertebrados. É o segundo com o maior número de espécies, atrás somente dos artrópodes. Estão neste filo animais como as lulas, mariscos, polvos e mexilhões. Fora da água estão espécies como os caramujos.

Características e classificação
O filo dos moluscos é representado por animais de corpo mole e sem uma segmentação. Eles são triblásticos, celomados e de simetria bilateral.

Além disso, possuem um sistema digestivo completo com boca e anus, e seus corpos são formados por uma cabeça, pé muscular (chamado de tentáculo nas espécies dos cefalópodes) e um manto (responsável pela proteção).

A respiração varia entre as formas branquiais, pulmonar e cutânea. O sistema circulatório deles é geralmente aberto. Os moluscos são classificados em sete classes diferentes:

Cephalopoda: são as lulas e polvos. São extremamente inteligentes e usam os tentáculos para, entre outras coisas, segurar as presas.

Monoplacophora: possuem conchas que recobrem o corpo todo. Vivem nas profundezas dos mares.

Polyplacophora: não possuem tentáculos e nem olhos. Tem a cabeça pequena e uma concha no dorso.

Scaphopoda: possuem conchas no formato de cone e ficam enterrados nas areias dos mares.

Bivalvia: são ostras e mexilhões. Suas conchas são articuladas, que se abrem e fecham.

Gastropoda: possuem concha em espiral e entram dentro dela quando há perigo. Aproveitam os pés para deslizar na superfície. Caramujos e caracóis são exemplos.

Aplacophora: são bem pequenos, não têm conchas e vivem em grandes profundidades nos mares.

Reprodução
A maioria dos moluscos são dioicos (possuem sexos separados) e fazem reprodução sexuada. Neste caso, os animais se aproximam e encostam os respectivos poros genitais. No caso da reprodução assexuada, machos e fêmeas liberam os gametas na água.

A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto, sem estágio larval, na maioria das espécies. Os ovos são colocados pelas fêmeas na água ou em alguns casos, dos polvos, por exemplo, eles são colocados em locais protegidos.