Características, Transporte Passivo e Ativo e Parede Celular da Membrana Plasmática


Parede Celular da Membrana Plasmática

A membrana plasmática é uma camada responsável pela proteção das células, fundamentais para o funcionamento do organismo de todos os seres vivos. A membrana funciona como uma barreira de proteção do citoplasma e também de seleção para entrada de nutrientes necessários. O processo de entrada de nutrientes é chamado de evaginação.

Por meio da permeabilidade seletiva, a membrana mantém uma divisão entre o que há dentro da célula com o ambiente externo. O modelo de estudo empregado hoje é chamado mosaico fluido, que mais se encaixa ao aspecto da camada, que é composta por uma bicamada de fosfolipídios, glicolipídios e colesterol.

A formação da membrana em relação aos solutos e solventes pode ser permeável, impermeável, semipermeável ou seletivamente permeável. As soluções podem receber as classificações de isotônicas, hipertônicas ou hipotônicas de acordo com o grau de concentração. Os transportes podem ser ativos ou passivos de acordo com o gasto de energia (ATP) envolvido. O transporte passivo não envolve gasto de energia e pode ser: difusão simples, difusão facilitada ou osmose.

Na difusão simples a solução transpassa a camada de fosfolipídios passando da camada de maior concentração para a de menor concentração. A difusão facilitada as substâncias transpassam a camada apenas com o auxílio de proteínas intrínsecas carreadoras. A osmose é a passagem de água, que passa do meio hipotônico para o hipertônico, dependerá no número de partículas de soluto presentes.

Há tipos de transporte ativo, são eles: transporte ativo pri­mário (bomba de sódio e potássio), transporte ativo se­cundário, endocitose e exocitose. O ativo primário utiliza ATP e acontece para o transporte de cátions. O transporte ativo tanto primário quanto secundário atua com o auxílio de proteínas carreadoras chamadas bombas, como a bomba de sódio e potássio.

A endocitose pode ser pinocitose ou fagocitose, nos quais a célula engloba respectivamente líquidos e sólidos. A exocitose é a eliminação de substâncias.