Categorias Biologia

Ciclos Bioquímicos: Ciclos da Água, Hidrológico Global, Oxigênio, Carbono e Nitrogênio

Os ciclos biogeoquímicos são caracterizados pela renovação dos elementos químicos no meio ambiente, que são retirados e devolvidos para a natureza de forma contínua e infinita. Este curso acontece há milhões de anos e tem garantido a existência dos seres vivos no planeta.

– Os ciclos da água

A água é um dos elementos naturais que possui dois ciclos na natureza. São eles:

O ciclo curto: a água evapora de oceanos, rios, lagos e lagoas, formando nuvens no céu. Elas se condensam e voltam à superfície terrestre na forma de neve ou de chuva, de acordo com as características climáticas da região.

O ciclo longo: está relacionado à passagem da água pelos seres vivos e seu retorno ao meio ambiente. As plantas, por meio de suas raízes, retiram a substância do solo e a utiliza para o processo de fotossíntese. Por meio da alimentação ou da hidratação, a água é consumida pelos animais, sendo devolvida para o ambiente pelos processos de respiração, decomposição ou eliminação pela excreção.

– Outros ciclos

Ciclo hidrológico global: é o processo natural que mantém a água em transição constante entre a superfície terrestre e a atmosfera por meio de componentes da natureza, como precipitação, evaporação, condensação, evapotranspiração, escoamento, infiltração e interceptação.

Ciclo do oxigênio: aproximadamente 20% do ar atmosférico é composto pelo oxigênio, gás vital para a sobrevivência das espécies, pois é utilizado em processos energéticos e respiratórios. Ele é liberado para o ambiente através da fotossíntese realizada pelos seres autótrofos e consumido por animais e plantas no processo de respiração. Como resultado esse processo, é liberado o gás carbônico.

Ciclo do carbono: é o quinto elemento mais abundante do planeta e está presente nas moléculas orgânicas. Ele é liberado no processo de respiração dos seres vivos, decomposição e combustão de matéria orgânica por meio do gás carbônico. Os seres autótrofos usam esse gás para o processo de fotossíntese, em que é produzido o oxigênio.

Ciclo do nitrogênio: apesar de ser o gás mais abundante no ar atmosférico (78%), é pouco aproveitado diretamente pelos seres vivos nessa forma. Para isso, esse elemento deve ser consumido por meio da dieta alimentar, já que está presente nas proteínas e vitaminas. As bactérias e as cianobactérias (algas azuis) são as únicas espécies capazes de fixar o nitrogênio.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 14:57

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024