Categorias Biologia

Conceitos e Apresentação sobre a Ecologia e o Ecossistema

A Ecologia é a ciência que estuda os organismos vivos da Terra e suas interações, bem como o ambiente em que eles vivem (também conhecido como habitat). Especificamente, Ecologia é a ciência do habitat, do meio ambiente. A seguir, conheça melhor os seus principais conceitos, dos quais um deles diz respeito ao ecossistema. Acompanhe!

Comunidade

Conhecido também como biocenose, a comunidade diz respeito ao conjunto de populações de diversas espécies que fazem parte de certa região ou habitat por um determinado período. Exemplo: as diversas espécies que vivem em um lago ou dentro de uma pequena floresta, com plantas, espécies animais etc.

População

É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem em uma mesma região. Exemplo: os ratos que vivem dentro de um bueiro ou, até mesmo, os seres humanos que vivem em um bairro.

Ecossistema

O ecossistema, também conhecido como sistema ecológico, é o conjunto formado pelo ambiente físico (biótopo) e seus elementos, como água, solo e ar, e pela comunidade de indivíduos que se relaciona com esse ambiente.

Habitat

O habitat é o lugar físico no qual uma espécie vive e pode ser encontrada. Os estudiosos afirmam que o habitat é o endereço de um conjunto de indivíduos dentro do ecossistema. Exemplo: as baleias que vivem em determinada área do oceano, do grande mar.

Espécie

A espécie faz referência ao conjunto de indivíduos que possuem certas semelhanças, tanto estrutural, como funcional e biologicamente. Seres da mesma espécie podem se reproduzir, originando descententes capazes de procriar. Exemplo: os seres humanos.

Biosfera

É o local, só que em grande escala, onde os seres vivem, como a terra, que possui lagos, mares, oceanos, florestas e a atmosfera. A vida só é possível nessa faixa porque aí se encontram os meios necessários para prover não só a vida, mas as necessidades básicas dos indivíduos.

This post was last modified on 1 de abril de 2015 15:02

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023