Classificação e Nomenclatura Biológica dos Seres Vivos

Nomenclatura Biológica dos Seres Vivos

A classificação biológica ou taxonomia é um sistema criado em 1735 pelo botânico, zoólogo e médico sueco Carlos Lineu que organiza os seres vivos em grupos ou categorias, de acordo com características em comum e relações de proximidade evolutiva.

O desenvolvimento desse sistema permitiu uma maior organização por parte dos biólogos em relação à biodiversidade dos seres vivos encontrados na natureza, de acordo com as características e os critérios utilizados para esse agrupamento.

1 Categorias da classificação

De acordo com Lineu, a espécie é a unidade básica de classificação. Esse termo é definido como o agrupamento de indivíduos que apresentam características semelhantes e com capacidade de se cruzar em condições naturais. A partir disso, produzem descendentes férteis mesmo isolados reprodutivamente de indivíduos de outras espécies.

Assim, estabeleceu-se que as categorias básicas de classificação são:

Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie

Sendo que o Reino é a categoria mais abrangente e a espécie, a mais específica.

2 Nomenclatura Biológica dos Seres Vivos

Todas as espécies encontradas na natureza precisam ser “batizadas”. No entanto, para que ela fosse conhecida apenas por um único nome por todos os cientistas do mundo todo, foi criada um sistema de nomenclatura para facilitar essa identificação.

O chamado nome científico deve ser elaborado sempre de maneira binomial, ou seja, dois nomes. O primeiro deve designar o gênero e o segundo, um adjetivo que especifique alguma característica marcante ou a espécie.

Além disso, a nomenclatura científica é sempre citada com inicial maiúscula no primeiro termo, sendo que o nome deve estar destacado sempre que estiver inserido em qualquer texto, seja em itálico (o mais comum), em negrito ou sublinhado.

Como exemplo, vamos mostrar a classificação e a nomenclatura do cachorro:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Caniformia*
Família: Canidae
Género: Canis
Espécie: Canis lupus
Subespécie: Canis lupus familiaris*

*É comum que algumas espécies apresentem categorias menores dentro das maiores.