Categorias Biologia

Conscienciologia

Ciência criada por Waldo Vieira, médico e médium brasileiro, a conscienciologia é uma dissidência do espiritualismo que amplia seus conceitos e se influencia pela Nova Era. Como o nome indica, ela se propõe a estudar a consciência humana que se funde ao que se denomina como alma, espírito, individualidade, self e ego, atribuindo a ela vida própria e capaz de transcender aos conceitos biológicos.

Contrastando com a metodologia científica tradicional, sua abordagem é mais subjetiva e valoriza o experimentalismo, a partir da sustentação da crença de fenômenos parapsíquicos que incluem a reencarnação e a projeção astral. Também possui jargões científicos próprios para encontrar definições mais abrangentes sobre seus estudos.

Como surgiu a conscienciologia

Sua abordagem sobre a consciência foge as regras convencionais e propõe uma nova análise sobre ela. Segundo sua proposta a consciência transcende as fronteias da existência material e inclui as percepções extrassensoriaias que até então não são consideradas pela ciência tradicional.

A conscienciologia foi formada pelo médico, odontologista e médium Walter Vieira. Ainda jovem conhece o médium Chico Xavier e desenvolve inúmeros trabalhos na cidade de Uberaba. A parceria publicou vários livros e estudos sobre o espiritismo, assim como ele próprio psicografou livros da série André Luiz. Ao lado de Xavier, Waldo Vieira atendeu a população e psicografou cartas sempre de forma voluntária.

Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Waldo Vieira se desliga do trabalho com Chico Xavier. Era o ano de 1966 quando inicia seus estudos sobre experiências fora do corpo, também chamadas por ele de projeção da consciência e que se torna o pilar de todo o desenvolvimento da conscienciologia. Pelos resultados, Vieira se torna membro das mais importantes organizações de pesquisa parapsicológica do mundo.

Para descrever tudo o que vem conhecendo em teoria e prática, lança seu livro “Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo” que se torna uma das principais referências sobre o tema. Ao atrair tantos interessados e adeptos da prática, Waldo Vieira cria o Centro de Consciência Continua para reforçar as pesquisas e experiências sobre o assunto e que dá forma ao próximo livro “Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano”.

Neste livro há mais de 1900 referências bibliográficas que envolvem 37 países e chancelam o amplo e rigoroso estudo realizado por Waldo Vieira. O livro é considerado a principal obra brasileira sobre projeção humana da consciência e se torna base de estudos para centros de pesquisa em todo o mundo.

Em 1988 criou no Rio de Janeiro o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia. Nele Waldo Vieira abriu espaços para que interessados pudessem aprender, se informar, debater e viver experiências sobre a consciência. Mas em 1995 foi criado o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, o CEAEC, o primeiro campus conscienciológico. Sem fins lucrativos, o local é dedicado aos estudos profundos da ciência e fica em Foz do Iguaçu na cidade de Cognópolis, apelidada de Cidade do Conhecimento ou Bairro do Saber.

Como funciona a conscienciologia

A conscienciologia entende que a consciência se manifesta em termos como a alma, espírito, ego e individualidade, sendo capaz de se apresentar em outras dimensões fora da vida humana. Seu enfoque é na consciência inteira e que está presente em uma realidade maior do que conhecemos, englobando os corpos, dimensões e existências que pode se formar.

Ela não se limita ao corpo físico e nem age a partir das motivações cerebrais como a ciência tradicional indica. Segundo experimentos e teorias, é possível se manifestar além das limitações corporais que se traduz nas experiências fora do corpo.

Há quatro tipos de estados básicos para que a consciência possa se manifestar:

1 – Estado consciencial intrafísico que é a consciência imersa na matéria humana, dentro do corpo;

2 – Estado consciencial extrafísico que leva a consciência a uma outra dimensão fora da matéria já morta ou que ainda não se constituiu pelo nascimento físico.

3 – Estado consciencial projetivo é quando a consciência saiu temporariamente fora do corpo físico, mas o individuo não percebe;

4 – Estado consciência contínua é a lucidez da projeção, onde o individuo sabe o que está acontecendo e pode influenciar o processo.

O estado de consciência contínua permite que se perceba todos os processos de separação do corpo e da consciência, incluindo a soltura do energossma, do psicossoma e até da soltura do mentalsoma. É o foco de todos que estudam com rigor a ciência.

A consciência utiliza seu conjunto de corpos para vivenciar esses quatro estados de consciência. Esse conjunto de corpos é denominado de holossoma, enquanto o soma é o corpo humano, o energossoma é o corpo energético, o psicossoma é o corpo emocional e o mentalsoma o corpo mental. A matéria física unifica esses conjuntos de corpos de consciência, enquanto nos outros estados ela se manifesta em dimensões múltiplas.

Para a conscienciologia a vida humana é apenas uma entre as tantas outras existentes para a mesma consciência. Faz parte de sua crença as vidas passadas e as tantas que serão vividas no futuro por cada um.

Como também é penseniza, a consciência mantém pensamentos positivos e negativos que são emitidos em qualquer das suas dimensões. Dessa forma se torna fundamental conhecer o seu padrão individual de pensamento assim como o de terceiros que o influenciam, fazendo uma higienização para promover pensamentos mais saudáveis.

A partir dessa “limpeza”, a conscienciologia promove o entendimento de como a consciência é indestrutível, o discernimento pode ser amadurecido e aplicado de forma mais racional, reconhecer como a si mesmo agente catalisador da prisão e evolução de si mesmo e obter o máximo de desrepressão.

This post was last modified on 2 de janeiro de 2024 21:40

Moisés Barbosa Amorim

Formado em Biologia e Historia pela UFMT. Especialização em ciências da natureza tbm pelo IFMT. Professor, publicitário e desenhista. Aprendendo sempre. http://lattes.cnpq.br/7137786779816012

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024