Categorias Quí­mica

Ouro branco

Quando pensamos em ouro, a primeira coisa que chega na nossa cabeça é a cor amarela, dourada e brilhante, encontrada principalmente em joias, relógios, acessórios de beleza e as famosas barras de ouro. Porém, o ouro branco também existe e foi desenvolvido há muito tempo para a produção de joias e acessórios.

Para entender a formação do ouro branco, precisamos entender o que são as ligas metálicas. Materiais que possuem as mesmas características dos metais que se formam a partir de dois ou mais elementos químicos, as ligas metálicas são produzidas de maneira artificial e possuem propriedades que a maioria dos metais considerados puros não tem.

O maior exemplo de liga metálica é o ouro branco. Mas do que ele é composto? Desenvolvido para substituir a platina, o ouro branco é totalmente composto por ouro, prata, paládio e níquel. A platina é um metal de transição muito difícil de ser encontrado na natureza, o que acaba elevando seu custo. Por isso, o ouro branco foi desenvolvido para substituí-la.

Produção e formação do ouro branco

Geralmente, o ouro branco é formado por 75% de ouro e 25% de metais brancos, como a prata, o níquel e o paládio. Mas essas porcentagens não são consideradas como regras, por isso, podem sofrer alterações durante a produção dessa liga metálica. Para formar o famoso ouro branco de 18 quilates, é necessária a utilização do ouro 24 quilates com a mistura de partes semelhantes de prata e de paládio.

Mas como é feita a formação do ouro branco? Durante a mistura de elementos, o objetivo é alcançar uma liga metálica que tenha uma cor tão clara quanto a coloração da platina. Por isso, a mistura acaba passando por um processo de galvanização, também chamado de banho de ródio.

Técnica que atua no revestimento de um metal por outro, a galvanização tem como principal objetivo a proteção do elemento contra os efeitos da corrosão e a melhora da sua aparência. Esse revestimento é feito por meio da eletrólise e também pode ser realizada através da total imersão do metal que receberá o revestimento diretamente no metal fundido que fará a função de revesti-lo.

Diversos metais podem ser utilizados para revestir uma peça durante o processo de galvanização. Os principais e mais usados durante essa técnica são:

Cromo, realizando a cromagem;
Níquel, realizando a niquelação;
Prata;
Zico;
Estanho;
Ouro;
Paládio

Quando possui níquel em sua composição, o ouro branco geralmente é utilizado para que joias por fundição sejam feitas. Isso acontece porque o níquel é um elemento químico que possui um ponto baixo de fusão, cerca de 1455°C, característica que faz com que os custos da produção dessas joias seja mais baixo e o manejo dos materiais se torne mais fácil também.

O ouro branco paladinado também é muito famoso e é feito com a presença do metal paládio. Nesse caso, o uso da técnica de fundição para a fabricação das joias com paládio não é indicada, pois o ponto de fusão desse elemento é muito alto e pode chegar a 1544°C.

Por se tratar de um metal extremamente raro e que possui um grau de pureza extremamente elevado, o paládio acaba agregando muito valor para as peças que são feitas com sua utilização. Por isso, o ouro branco paladinado é considerada uma liga metálica extremamente valiosa e que custa muito caro.

Todas as peças produzidas com o ouro branco paladinado e que possuem essa matéria-prima como principal elemento da peça são feitas com processos diferentes da fundição, que não se aplica muito bem nesses casos. Essas peças se destacam no mercado e são alvo de consumo de homens e mulheres por não causarem dermatites, as famosas alergias que causam muita conceira e irritação na região em que a joia é utilizada.

Quilates

Com o passar dos anos, o ouro puro acabou se tornando um elemento pouco utilizado. Agora, é muito comum que ele seja misturado com outros elementos, formando ligas metálicas como o ouro branco. Por isso, para medir a sua pureza, utilizamos a denominação quilate.

O quilate consegue indicar exatamente a quantidade de partes de ouro que estão presentes na mistura de uma ligação metálica. Isso significa que o quilate corresponde à razão presente na massa de ouro e na massa total da mistura. Essas partes são multiplicadas por 24 e, dessa forma, consegue-se definir a quantidade de ouro puro presente na peça.

É preciso ter em mente a variação que a composição da liga metálica pode ter. Essas alterações na formação da liga metálica podem causar impactos importantes na aparência do metal finalizado. Dependendo dos elementos químicos utilizados, o resultado final pode apresentar um prateado mais vivo ou um prateado mais brilhante. Em geral, o ouro branco é uma liga que não apresenta muito brilho e possui um tom mais acinzentado.

This post was last modified on 7 de agosto de 2018 15:17

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024