Dinâmica da População Animal, Potencial Biótico e Poluição: Inversão Térmica e Chuva Ácida


Dinâmica da População Animal, Potencial Biótico e Poluição: Inversão Térmica e Chuva Ácida

Dinâmica da População Animal
O estudo da Dinâmica da População Animal é feito pelo campo da ecologia. No caso, são pesquisados aspectos como a ocorrência de determinadas especiais em um local e sua relação com a diminuição ou aumento da presença de outra espécie.

Entre os conceitos importantes do estudo está a densidade populacional. Ela é a pesquisa que correlaciona, em uma fórmula matemática, a quantidade de indivíduos de uma espécie e o espaço (em k² ou m³) que ela está ocupando.
E quatro aspectos influenciam na densidade:

Migração;

– Emigração;

– Natalidade;

– Mortalidade.

Potencial Biótico
Em estudos de populações, o potencial biótico representa a capacidade inata do grupo animal em aumentar o número de indivíduos. O aspecto estabelece, por exemplo, que as condições do ambiente precisam ser adequadas. E para isso é preciso haver uma boa disponibilidade de alimento, por exemplo.

Quando a espécie não consegue evoluir, pelas condições ambientais, é dito que existe uma “resistência do meio”. A existência de predadores é um exemplo de resistência do meio. A condição climática também pode ser um complicador.

Poluição
A poluição tem sido um aspecto relevante nas dinâmicas de populações, não só humanas. O Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 7 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, por causa da poluição do ar.

Em relação ao lixo despejado no mar, mais de mil tartarugas morreram em 2017, no litoral de São Paulo, por causa de resíduos que ficavam presos em seus intestinos. A poluição é um complicador e contribui com dois fenômenos.

Inversão Térmica
A inversão térmica ocorre quando camadas de ar frio ficam mais próximas do solo. Isso deixa o ar mais poluído e contribui com o efeito estufa. Quem naturalmente deveria estar mais próximo do solo são as camadas de ar quente, que normalmente são mais densas.

Chuva Ácida
Poluentes, como o dióxido de enxofre, em contato com as nuvens de chuva podem deixar a água ácida. E em caso de precipitação, o fenômeno é chamado de chuva ácida. Ela é capaz de destruir vegetações, contaminar solos e gerar doenças em humanos.