Poluição: Camada de Ozônio, Efeito Estufa, Fertilizantes, Praguicidas e Poluição do Ar, Água e Solo


Camada de Ozônio, Poluição do Ar, Água e Solo

A poluição é um dos fatores que mais tem prejudicado o meio ambiente, o ar, o solo e até mesmo as vidas existentes no Planeta. A seguir, veja como a poluição afeta cada uma das partes: camada de ozônio, ar, água e solo.

Camada de Ozônio

A camada de ozônio é o grande filtro responsável por garantir a existência de vida na Terra, uma vez que ela protege planeta dos raios ultravioletas, que são extremamente nocivos à saúde. No entanto, o uso de alguns elementos, como o CFC (clorofluor-carbono) e do fréon tem afetado a camada de ozônio, provocando a sua redução. Isso porque esses gases sobem para a estratosfera, sofrem a ação dos raios ultravioletas, resultando na liberação de cloro. O cloro é capaz de destruir inúmeras moléculas de ozônio, transformando-as em moléculas de oxigênio.

Efeito Estufa

O efeito estufa é também um fator de extrema importância para a manutenção de vida na Terra, já que garante a variação mais equilibrada das temperaturas. No entanto, com o uso cada vez mais crescente dos combustíveis fósseis, maior liberação de gases na atmosfera, crescimento da indústria, e outros fatores, esse efeito tem tomado grandes proporções. A consequência disso é o aumento da temperatura média do planeta, o que compromete diretamente na manutenção das geleiras. Para se ter uma ideia, caso as geleiras cheguem a degelar por completo, a vida humana pode entrar em extinção.

Fertilizantes e Praguicidas

Quando se fala em poluição do solo, um dos principais causadores são os fertilizantes que são utilizados em grande escala. As bactérias presentes no solo, responsáveis por fazer a decomposição, não dão conta dessa grande quantidade, que acaba se acumulando, gerando assim, o acúmulo de água e redução da matéria orgânica, o que torna o solo pobre. O mesmo acontece com o uso de praguicidas.

Poluição da Água

Além da poluição do solo, as atividades industriais e o consumo exagerado tem afetado as pequenas quantidades de água potável que existe no Planeta. O uso sem conscientização está acabando com os reservatórios, o que poderá resultar em falta de água em muito pouco tempo.

Poluição do Solo

E por fim, foi falado sobre a poluição do ar e da água, agora trataremos da poluição do solo. O desejo por maiores quantidades de alimentos tem levado a uso desenfreado do solo, sem preocupação com as consequências que isso pode ocasionar. Além do uso de grandes quantidades de fertilizantes e praguicidas, que afetam diretamente a saúde do solo, a produção agrícola se expande cada vez mais, e para isso, grandes áreas são desmatadas para se ter mais espaço. Com isso, matas nativas e de grande importância para o meio ambiente, são devastadas para se transformarem em grandes áreas de plantio.