DNA, Código Genético e Informações da Síntese de Proteína


O código genético é uma sequência de bases orgânicas que se acumular em cadeias duplas no DNA. Essas bases se alinham em uma ordem específica para codificar coisas como cor dos olhos, cor do cabelo e altura. Cada pessoa tem um código genético individual e não há duas pessoas exatamente iguais.

O DNA se replica de maneira semiconservativa. Os dois filamentos são separados por uma enzima chamada helicase e ambos se tornam modelos para o novo DNA. Cada fio atrai então novas bases orgânicas para as que já estão presentes. Assim, se o código em um filamento fosse TGACACCCTGGTAGCAGT, então as bases orgânicas atraídas seriam ACTGTGGGACCATCGTCA.

Outra enzima chamada DNA Polimerase mantém os aminoácidos no lugar, enquanto a estrutura de açúcar-fosfato é formada. Uma enzima final — chamada de DNA Ligase — fixa qualquer parte quebrada do DNA.

O RNA Mensageiro é feito de uma forma muito similar ao DNA, exceto que a Timina é substituído pelo Uracila. O RNA mensageiro também é formado a partir de uma cadeia-modelo de DNA. Este processo é conhecido como transcrição. A Helicase desenrola a fita dupla, depois as bases orgânicas se alinham junto das bases correspondentes no DNA. Em seguida, ele se solta do DNA e sai pelos poros do invólucro nuclear para o citoplasma. Uma vez no citoplasma, ele se liga a um ribossomo, que faz com que os aminoácidos sejam montados na ordem correta. O DNA então volta para a sua forma original.

O RNA de transferência ajuda os aminoácidos a se reunirem ao longo do filamento. Eles também transferem aminoácidos para o ribossomo. Assim, os aminoácidos ficam atrelados a uma extremidade do RNA de transferência, o qual se liga ao RNA mensageiro.

O RNA transportador se alinha com bases correspondentes no RNA mensageiro, que é chamado de códon. A extremidade final do RNA trasnportador é chamado de anticodon.