Estrutura Celular: Citoplasma, Retículo Endoplasmático, Ribossomos, Complexo de Golgi e Lisossomos


Estrutura Celular

Quando se trata de estrutura celular, o citoplasma é a parte que ocupa maior espaço, pois nele estão estruturas já definidas, as quais cumprem as tarefas necessárias para o funcionamento esperado da célula. No citoplasma há o retículo endoplasmático e é justamente nele que se encontra o maior número de tubos e canais, os quais se estendem por toda a célula.

Retículo Endoplasmático

O retículo endoplasmático é dividido em duas partes: liso e rugoso. O retículo endoplasmático liso não tem nenhum ribossomo e sua forma é tubular. Já o retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos e sua forma é de uma rede de bolsas achatadas. Por se expandir por toda a célula, é ele que permite o transporte de diversas substâncias pelo citoplasma, sendo que o retículo endoplasmático rugoso, por possuir ribossomos, atua ainda na síntese de proteínas, sejam elas estruturais ou para exportação.

Ribossomos

Os ribossomos são as menores estruturas (orgânulos) que se encontram no citoplasma, sendo que o seu diâmetro é de 150 Angstrom aproximadamente. Pode-se encontrar os ribossomos de duas formas: livres ou então, ligados ao retículo endoplasmático rugoso. A função dos ribossomos, sejam eles livres ou pertencentes ao retículo, é realizar a síntese da proteína, sendo que os ribossomos livres são responsáveis por produzir as proteínas utilizadas pela célula.

Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi se trata de uma organela formada por um conjunto de sáculos achatados, nos quais se encontram as membranas lisas e lipoprotéicas. A sua forma varia de acordo com o estado funcional da célula. Essa estrutura é encontrada nas células eucariontes de vegetais e animais, sendo dificilmente de ser encontrada nos fungos.

Dentre as funções do Complexo de Golgi, estão: transformação das substâncias na célula, armazenamento dessas substâncias, empacotamento, e ainda, remessa dessas mesmas substâncias. Além disso, realiza a função de síntese de mucopolissacarídeos.

Lisossomos

Os lisossomos são organelas que podem ser encontradas em praticamente todas as células eucarióticas. Trata-se de vesículas de membrana com função lipoprotéica, as quais cumprem a função de realizar a digestão celular.