Especiação, Isolamento Geográfico e Reprodutivo e Irradiação Adaptativa


especiacao-isolamento-geografico-e-reprodutivo-e-irradiacao-adaptativa

Quando surge uma nova espécie, a partir de uma espécie ancestral, esse processo é chamado de especiação. Para que ele aconteça e novas espécies surjam, é necessário que ocorra dois fatores essenciais, chamados de Isolamento Reprodutivo e Isolamento Geográfico. Veja a seguir o que significa cada um desses isolamentos:

Isolamento Reprodutivo

O isolamento reprodutivo nada mais é do que as barreiras que existem entre os elementos de duas populações diferentes, que impede assim, a troca de genes. Ou seja, quando seres que pertencem a duas espécies diferentes não podem se cruzar entre si, dá-se o nome de isolamento reprodutivo.

Essas barreiras que impedem o cruzamento de duas espécies pertencentes de populações diferentes podem ser pré-zigóticos ou pós-zigóticos.

– Pré-zigóticos: quando ocorre o impedimento do contato sexual entre as espécies, ou ainda, quando a união dos gametas é impossibilitada depois do cruzamento.

– Pós-zigóticos: quando ocorre a redução da fertilidade dos indivíduos, ou ainda, quando o desenvolvimento dos híbridos é impedido.

Isolamento Geográfico

Como o nome já indica, o isolamento geográfico consiste nas barreiras físicas que impedem o cruzamento entre duas espécies, as quais pertencem à mesma população. Assim, com as barreiras geográficas, o acasalamento é impossibilitado, inviabilizando o cruzamento das espécies.

Essa separação física pode acontecer por duas causas. A primeira é quando se tem a migração de uma espécie para um lugar distante, e a segunda, é quando se cria uma barreira natural que impede o encontro, como por exemplo, a formação de uma montanha, de um rio, entre outras.

Irradiação Adaptativa

Chama-se irradiação adaptativa quando um mesmo ancestral em comum se evolui em várias direções. Ou seja, quando ocorre uma evolução, a partir de um mesmo ancestral, mas em direções distintas, originando assim, diferentes espécies. Um exemplo que se tem de irradiação adaptativa são os mamíferos, que têm um ancestral em comum, mas são das mais variadas espécies.