Categorias Biologia

Estrutura das Células: Centríolos, Cílios e Flagelos, Peroxissomos e Mitocôndria

Ao avaliarmos uma célula, seja animal ou vegetal, notaremos toda uma série de elementos regulares e identificáveis em sua estrutura. Hoje estudaremos um pouco a composição desta unidade microscópica onde se encontra o material genético. Confira a seguir a estrutura das Células: Centríolos, Cílios e Flagelos, Peroxissomos e Mitocôndria.

• Centríolos, cílios e flagelos

Os centríolos são pequenas organelas citoplasmáticas presentes nas células eucariontes. Surgem em duplas e têm a forma de bastões. O seu papel está relacionado à movimentação intracelular. Eles podem ser encontrados no centrossomo, a região próxima ao núcleo. São as estruturas responsáveis, dentre outras coisas, pela formação dos cílios e flagelos.

Estes, por sua vez, estarão localizadas na superfície da membrana celular. Ou seja, tratam-se de estruturas citoplasmáticas que se prendem à membrana plasmática. Têm em sua constituição proteínas motoras, as dineínas, e surgem como prolongamento dos centríolos. A função que desempenham está ligada à locomoção e captação de alimentos.

Estruturalmente são compostos por 9 grupos de microtúbulos dispostos em pares circularmente. Ao avaliarmos Cílios e Flagelos separadamente notaremos algumas diferenças. Os primeiros têm por característica serem mais curtos e numerosos. Os flagelos, por outro lado, não são muito numerosos, mas compensam sendo mais longos. Cílios serão comuns em protozoários, como o Paramecium. Já os flagelos têm como exemplo de ocorrência os espermatozoides.

• Peroxissomos e mitocôndria

Os peroxissomos são organelas que podemos encontrar em células eucarióticas. Estas vesículas membranosas possuem algumas enzimas em seu interior. O que será utilizado na degradação de lipídios e aminoácidos. Seu formato é ovoide e delimitado por uma membrana lipoproteica. Atuam na desintoxicação celular, sendo abundantes em fígado e rins.

Por fim, chegamos ao encerramento do estudo da Estrutura das Células: Centríolos, Cílios e Flagelos, Peroxissomos e Mitocôndria. Trataremos então das mitocôndrias. Elas têm uma dupla membrana de composição, muito similar à da membrana plasmática. Na parte interna apresentam uma série de pregas denominadas cristas mitocondriais. Por estarem relacionadas à atividade celular, elas estão em maior quantidade onde o metabolismo for mais intenso. Seu papel mais relevante na estrutura das células e a respiração.

This post was last modified on 30 de março de 2015 16:48

Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023