Categorias Biologia

Estudo Da Respiração Aeróbica – Uma Visão Do Processo

Em geral, quando mencionamos respiração, a maioria de nós pensa de imediato na entrada de oxigênio e na eliminação de gás carbônico realizada pelas vias respiratórias. Contudo, o conceito de respiração também pode ser corretamente utilizado no nível das células, para se referir ao processo no qual a ATP é sintetizada.

É classificada como respiração aeróbica aquela que envolve a ação do oxigênio e que pode ser separada nas três seguintes fases: glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativo. No entanto, cabe salientar que a glicólise se caracteriza como uma fase anaeróbica, tendo em vista que ela não requer a participação do oxigênio. A seguir, descreveremos em mais detalhes cada um dos estágios da respiração.

As Etapas da Respiração Aeróbica

• Glicólise:

A glicólise é marcada pela ocorrência de uma série de reações químicas. Essas transformações da matéria têm como objetivo dividir a glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.

• Ciclo de Krebs

Por sua vez, o ciclo de Krebs, chamado ainda de ciclo de ácido cítrico, se dá dentro da mitocôndria. O processo começa quando o ácido pirúvico alcança a matriz e reage instantaneamente com a coenzima A, o que resulta em uma molécula de acetil-CoA (Acetilcoenzima A) e uma molécula de CO2. Vale notar também que essa reação conta com a presença de NAD+, que se torna NADH depois de utilizar dois elétrons e um íon H+ liberados no processo.

Em seguida, as moléculas de acetil-CoA são sujeitas à oxidação e, por fim, originam-se em uma coenzima intacta e duas moléculas de CO2. O ciclo de Krebs é possível justamente pelas reações que asseguram a oxidação da acetil-CoA.

Ao fim do processo, o ácido oxalacético é recuperado e está apto para iniciar começar um ciclo novo. Os elétrons e os íons formados são capturados pelo NAD+ ou FAD (dinucleótido de flavina e adenina), originando, respectivamente NADGH ou FADH2. Finalmente, encontram-se formados 3 NADH e 1FADH2.

No decorrer do ciclo, a energia liberada leva à formação de GTP (Guanosina trifosfato), uma molécula bem parecida ao ATP.

• Fosforilação oxidativa

Também é fundamental mencionar a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, quando há uma liberação de elétrons que geram água. No processo de formação da água, a energia é liberada é utilizada na produção de ATP. Por conseguinte, a fosforilação oxidativa é incumbida de produzir a maior parcela do ATP gerada pela célula.

Conclusão

Conclui-se então que a respiração aeróbica acontece em nível celular e está relacionada à produção de ATP. As três etapas envolvidas no fenômeno são: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

This post was last modified on 30 de março de 2015 16:46

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023