Fotossíntese: O que é, Processos, Características e Funções


Fotossíntese

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas produzem o seu próprio alimento, utilizando o gás carbônico (CO2) que se encontra na atmosfera e a energia do Sol. Essa é a definição mais resumida do que é fotossíntese, que apesar de parecer simples, é um dos processos mais importantes da natureza, pois todos os seres vivos do planeta Terra necessitam, direta ou indiretamente, da fotossíntese.

Os seres clorofilados (que realizam a fotossíntese) precisam do processo para sobreviver, enquanto os seres não-clorofilados (animais, bactérias, fungos, etc) precisam se alimentar (através da absorção ou degradação) dessas moléculas orgânicas pré-formadas que contém a energia necessária para a sobrevivência.

Processo

A fotossíntese acontece da seguinte maneira: a planta absorve o gás carbônico da atmosfera e, com a energia do Sol, produz glicose. A glicose é utilizada para realizar as suas funções metabólicas, enquanto que nesse processo, ocorre a liberação de oxigênio.

Características da Fotossíntese

Como foi apresentado, a fotossíntese começa de forma extremamente simples, dando origem ao alimento básico de inúmeros organismos, e por isso, torna-se um processo essencial. Nisso, é possível dividir os organismos em dois grupos:

– Bactérias autotróficas: que realizam a síntese do seu próprio alimento
– Bactérias heterotróficas: que dependem de outros seres vivos

A fotossíntese acontece em duas fases: a clara e a escura. Na fase clara, a energia do sol é captada e ocorre a decomposição da molécula de água, utilizando o hidrogênio e liberando o oxigênio para a atmosfera. Já na fase escura, o carbono que sobrou do dióxido de carbono do ar é então fixado e passa a integrar uma molécula carboidratada.

Função

A fotossíntese tem a importante função de preservar todas as formas de vida no planeta. É através dela que as plantas produzem o seu alimento, para servir de alimento para outros seres vivos, e ainda, promover a liberação de oxigênio para a atmosfera.