Lago Hillier


Pare um instante e pense em um lago. Não é difícil imaginar a cena que você montou em sua cabeça: um espaço verde ao redor, água calma e um lago extremamente azul, não é mesmo? Aí que está a grande diferença do Lago Hillier.

lago-hillier

Localizado no lado oeste da Austrália, no arquipélago de Recherche na Middle Island, ao invés de ter límpidas águas claras e azuis, o Lago Hillier possui uma pigmentação rosa, um grande mistério científico já que até hoje não se sabe ao certo o por que de tal tonalidade. Vale destacar que atribui-se as algas essa variação de cor.

Para se ter uma ideia, são cerca de 600 metros de largura de águas rosadas cercadas por uma incrível e belíssima vegetação. A comprovação referente à tonalidade rosa das águas, apesar de não ser definitiva, é de que não apenas as algas mas também algumas bactérias que vivem nas crostas de sal provocam tal coloração, a qual também pode ser vista em outros lagos.

Curioso pra saber mais sobre o Lago Hillier? Quer entender se é perigoso se banhar nas águas rosadas e onde mais é possível ver tal fenômeno natural no planeta? Continue acompanhando as informações e todos os detalhes sobre o assunto neste artigo!

Lago Hillier: O lago cor de rosa

O Lago Hillier, chamado também Lake Hillier, é um dos cartões postais australianos. Para chegar até a reserva natural, que pertence a Middle Island, é preciso estar participando de uma excursão turística, visto que o lago é considerado como um patrimônio graças a sua incrível beleza e atipicidade.

Bem ao lado do mar, o Lago Hillier foi originalmente descoberto e descrito em 1802 por Matthew Flinders em sua caravana de expedição. Vale ressaltar que na ocasião as águas já foram vistas de cima de um pico, o que assustou e encantou aos exploradores .

Há, inclusive, o relato de uma lenda que diz que os navios que participavam dessa caravana se encheram do sal retirado ao redor do lago, sal este que encontrava-se puro e pronto para uso.

Voltando a falar sobre a coloração, é importante dizer que ela persiste mesmo quando um copo de água do local é retirado. A coloração permanece firme e não se altera. A presença do oceano, muito próxima do lago, também não influencia de nenhuma forma na tonalidade geral das águas do Lago Hillier.

Mas, será que possível se banhar nessas águas? Se você tem essa dúvida saiba que não é o único! Realmente, por ser diferente, é bastante comum que as pessoas tenham certo receio em entrar nas águas do lago. Entretanto é importante ressaltar que não há risco nenhum!

As águas são bastante salgadas, entretanto isso em nada influencia na experiência de se estar dentro do lago. Além disso, mesmo que existam muitas bactérias, elas também não são prejudiciais ou nocivas ao ser humano. Portanto, havendo oportunidade de conhecer e mergulhar nessas águas, não perca tempo!

Outro ponto que não pode passar despercebido é que, tal como no Mar Morto, as pessoas têm a tendência de boiar com maior facilidade no Lago Hillier graças ao alto teor de sal.

Também é perceptível a inexistência de vida aeróbica. Graças aos altos teores de concentração salina, e com oxigênio a nível 0, é improvável que qualquer espécie consiga crescer e se multiplicar nessas águas salvo as bactérias que são pré-históricas e completamente anaeróbicas.

Aviso: Apesar do Lago Hillier não ter qualquer potencial risco ao ser humano, é importante ressaltar que outros lagos e rios com coloração diferenciada podem sim apresentar tais riscos. Jamais mergulhe em águas que você não sabe a procedência nem a segurança, certo? Também é importante ressaltar que não é aconselhável consumir – beber ou consumir de qualquer forma – de tais fontes desconhecidas.

Outros lagos rosas no mundo

A Austrália é bastante rica em variedades de lagos e alguns outros deles também se assemelham ao Lago Hillier, ou seja, possuem uma coloração rosada.

Os outros lagos rosas que podem ser encontrados neste mesmo país são: Hutt Lagoon, Field of Pink Lakes, Quairading Pink Lake e Pink Lake.

É válido destacar que, o Quairading Pink Lake além de possuir a coloração rosada, passa por uma alteração ao longo do ano. Em determinadas épocas, o lago que é praticamente cortado ao meio por uma estrada, tem seus tons alterados concentrando-se o mais escuro de um lado e o mais claro do outro. Uma paisagem também incrível para quem procura conhecer lugares exuberantes e de beleza natural.

Além desses, existem alguns outros ao redor do mundo todo. São eles: Lago Retba, no Senegal; Salina de Torrevieja, na Espanha; Dusty Rose Lake, no Canadá; e Masazirgol, no Azerbaijão.