Movimentos dos Vegetais (Tropismos): Movimentos de Crescimento e Deslocamento

Biologia,

Movimentos dos Vegetais (Tropismos): Movimentos de Crescimento e Deslocamento

Movimentos dos Vegetais

Tropismo é o nome dado ao movimento de curvatura das plantas, podendo ele ser positivo ou negativo. Isso porque a direção da curvatura que a planta irá apresentar depende de onde está posicionado o agente excitante. Quando o vegetal se curva na mesma direção do seu agente excitante, chama-se de tropismo positivo, da mesma forma que, quando a planta se curva ao lado contrário do seu agente excitante, chama-se tropismo negativo.

Os tipos de tropismo mais importantes são o fototropismo e o geotropismo, podendo eles ser também positivos ou negativos, de acordo com a resposta à ação da luz.

Os movimentos dos vegetais podem ser classificados em dois tipos: os movimentos de crescimento e os movimentos de deslocamento.

Movimento de crescimento

Fototropismo – Acontece diante de duas situações: quando a luz unilateral atinge e provoca a destruição da auxina, localizada na extremidade do caule; ou, então, quando a luz unilateral acaba por ocasionar a redistribuição do hormônio auxina.

Geotropismo – É quando a raiz e o caule se curvam de acordo com a força da gravidade, sendo que a raiz realiza geotropismo positivo e o caule, negativo.

Outros tipos existentes de geotropismo são: tigmotropismo e quimiotropismo.

Quimiotropismo – Movimento de crescimento que acontece em resposta a um estímulo químico.

Movimento de deslocamento

Os movimentos de deslocamento são chamados de tactismos.

Quimiotactismo – Movimento dos vegetais que se dá através de estímulos de substâncias químicas.

Fototactismo – É o movimento de deslocamento orientado pela luz, onde os cloroplastos que se encontram nas células recebem o estímulo luminoso e se deslocam a partir desse. No entanto, a atração ocorre pela luz fraca, enquanto são repelidos pela luz forte.

Aerotactismo – É o movimento de deslocamento ocasionado pela procura de oxigênio. Na maioria das vezes, realizado pelas bactérias aerotácteis: as positivas, que vivem em busca de uma fonte de oxigênio, e as negativas, que se movimentam ao contrário dessa fonte.