Nomenclatura dos Seres Vivos: Reino, Filo, Classe, Órdem, Família, Gênero e Espécie


Nomenclatura dos Seres Vivos

Ao analisar a quantidade de seres vivos que existem hoje no planeta, há de se verificar que são milhares, se tratando dos animais e vegetais. Diante disso, o estudo mais aprofundado de cada um deles só seria possível através de uma classificação, onde fossem então separados de acordo com as suas características mais marcantes.

Depois de diversas tentativas de classificação, os biólogos e estudiosos chegaram à nomenclatura dos seres vivos que se conhece hoje, que é feita em ordem decrescente e apresenta sete grandes grupos. São grupos que se subdividem, gerando assim, subdivisões. As classificações utilizadas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Como funciona a divisão?

Essas subdivisões acontecem nos grupos: ordem, classe e espécie. No grupo denominado “classe”, foi criada a superclasse e a infraclasse, sendo que a superclasse fica um grau acima da classe e a infraclasse, um grau abaixo. Isso também acontece no grupo “ordem”, onde existe a superordem e a infraordem. Já no grupo espécie, foi criada a subespécie.

As subdivisões da nomenclatura dos seres vivos foram criadas porque muitos apresentam semelhanças genéticas, porém, com características diferentes. Pode-se citar o exemplo dos cachorros, que são geneticamente idênticos aos lobos (por isso são classificados no mesmo gênero), no entanto, apresentam tamanhos e formas variadas (sendo então classificados em subespécies diferentes).

Classificação do homem

Para entender melhor a classificação taxonômica, veja o exemplo do ser humano e como ele é classificado em cada um dos grupos.

Reino Animalia – junto com o homem, estão neste grupo também todos os demais animais.

Filo Chordata – faz parte o homem e todos os seres que possuem coluna vertebral, isto é, os vertebrados.

Classe Mammalia – está o homem e todos os seres mamíferos. – Infraclasse Placentalia – mamíferos que possuem placenta. Os demais estão classificados em outra infraclasse.

Ordem Primata – homem e todos os demais primatas.

Família Hominidae – Subfamília Homininae.

Gênero Homo.

Espécie Homo sapiens.

Conforme os seres são classificados nas subdivisões de cada grupo, o número de elementos, isto é, de seres vivos, diminui. No entanto, as características entre os membros do mesmo subgrupo são cada vez mais semelhantes.