Os 20 aminoácidos essenciais ao organismo


Os aminoácidos, também conhecidos unicamente por ‘aa’, consistem em moléculas orgânicas. Mas afinal, você sabe o que são, quais são e quais as funções dos aminoácidos essenciais no organismo? Se ainda não, fique com a gente neste artigo.

Os 20 aminoácidos essenciais ao organismo

O que são os 20 aminoácidos essenciais ao organismo

Essas moléculas obrigatoriamente devem apresentar um carbono do tipo saturado em sua composição, sendo ele conhecido como ‘carbono alfa’.

O carbono alfa faz diferentes ligações. Uma com um átomo de H (hidrogênio), outra com um grupamento ácido, uma com um grupamento amino e, por fim, uma ligação com qualquer outro radical orgânico – sendo esta última a responsável por diferenciar os aminoácidos.

Os aminoácidos considerados essenciais para o organismo são aqueles sem capacidade de sintetização – o que faz com que eles só possam ser obtidos por meio da alimentação. Esses aminoácidos têm como principal função a produção de proteínas.

Quais são e funções dos 20 aminoácidos essenciais ao organismo

O nosso organismo quebra as proteínas que formam os aminoácidos essenciais para, em seguida, gerar novas proteínas.

Sendo assim, os aminoácidos essenciais são de grande importância para a própria construção e manutenção de músculos saudáveis.

A seguir, trouxemos um resumo de todos os 20 aminoácidos essenciais ao organismo, responsáveis pela composição das proteínas.

1. Isoleucina

Utilizado para a composição da hemoglobina, esse aminoácido essencial trabalha na estabilização e regulamento das taxas de glicose (açúcar) no sangue. Também são responsáveis por nos oferecer picos de energia.

2. Leucina

Este aminoácido essencial tem como principal função a cicatrização. Ele auxilia a cicatrizar ossos, músculos, pele e tecidos – principalmente após passarem por cirurgia.

3. Histidina

Esse aminoácido essencial possui maior concentração na hemoglobina. Ele é utilizado pelo corpo para o tratamento de alergias, artrites reumatoides, anemia e úlceras de modo geral.

4. Lisina

Já esse aminoácido essencial trabalha principalmente na formação de colágeno e no controle da absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, ele também combate algumas infecções, com destaque para a herpes labial ou genital.

5. Fenilalanina

A fenilalanina é um aminoácido usado pelo cérebro na produção de norepinefrina. Esse componente químico, por sua vez, é responsável por transmitir sinais entre as células do sistema nervoso cerebral.

6. Metionina

A metionina consiste em um antioxidante rico em enxofre. Ele diminui o acúmulo de gordura em artérias e fígado e ainda previne o surgimento de doenças nas unhas, pele e cabelo.

7. Treonina

A treonina atua no corpo de modo a controlar a quantidade ideal de proteínas no organismo. Ela também é uma aliada no bom funcionamento do metabolismo.

8. Valina

Esse aminoácido essencial é fundamental para a coordenação dos músculos, reparação de tecidos e para a metabolização de proteínas.

9. Triptofano

Já esse aminoácido essencial possui uma função diferenciada: ele atua como um relaxante natural para o organismo. Sendo assim, ele fortalece o imunológico, diminui enxaquecas, picos de ansiedade e até mesmo depressão.

10. Alanina

Já esse aminoácido nos promove picos de energia e produz importantes anticorpos para a manutenção de nossa saúde.

11. Ácido aspártico

Esse ácido auxilia diretamente na eliminação de amônia do organismo. Além disso, ele também protege o sistema nervoso central do cérebro.

12. BCAA

O BCAA é um complexo formado por três diferentes aminoácidos: valina, leucina e isoleucina. Ele é de grande importância para o desenvolvimento de músculos, motivo pelo qual costuma ser utilizado por atletas de alta performance.

13. Ácido Glutâmico

Esse aminoácido é como um ‘combustível’ para a nossa atividade cerebral. Sendo assim, o bom funcionamento cerebral ocorre graças a ele.

14. Arginina

Esse aminoácido tem como principal objetivo auxiliar no trabalho da glândula pituitária. Além disso, ele também atua na eliminação de toxinas e impurezas do organismo. Em grande proporção, também trabalha na composição de colágeno.

15. Cisteína

A cisteína é um aminoácido essencial que trabalha na desintoxicação do organismo e no fortalecimento da imunidade. Além disso, ele também auxilia no crescimento das unhas, cabelos e no próprio processo de regeneração cutânea.

16. Glicina

No que se refere à estrutura, esse é o aminoácido mais simples existente. Ele atua tanto nos tecidos musculares como no sistema nervoso central.

17. Serina

A serina, por sua vez, é um aminoácido essencial que trabalha na melhora do processo digestivo. Além disso, ele também é importante em demais procedimentos biossintéticos humanos.

18. Tirosina

Já a tirosina é um aminoácido essencial capaz de aumentar a concentração e diminuir a ansiedade. Ele também promove maior energia corporal.

19. Prolina

A prolina é um aminoácido essencial capaz de promover sustentação para a pele. Além disso, ela também trabalha de modo a acelerar cicatrizações internas ou externas – o que inclui lesões nas articulações ou músculos causadas pelos praticantes de atividades físicas.

20. Asparagina

Por fim, a asparagina é um aminoácido essencial que visa manter as células cerebrais (do sistema nervoso central) saudáveis, para que possam formar e garantir a manutenção de pele, ossos, cabelo e unhas.