Unidades de Medidas de Comprimento


As unidades de medida são presentes em nosso cotidiano e não é de hoje: os mais antigos povos já criavam unidades-padrão, com o principal objetivo de possibilitar as trocas comerciais.

Unidades de Medidas de Comprimento

Porém, com o desenvolvimento cada vez mais expressivo das negociações em âmbito global – o que foi possibilitado principalmente por conta da globalização – cada povo queria que o seu padrão de medidas fosse o adotado.

E considerando que isso não seria possível, a solução foi criar um padrão de medidas único para cada diferente grandeza. Foi então durante a Revolução Francesa, mais especificamente no ano de 1791, que um grupo de indivíduos de diversos países se reuniu para discutir a possibilidade da criação de um sistema universal de medidas.

E foi assim que o Sistema Internacional de Medidas (SI) foi criado, sendo ele conhecido unicamente como ‘sistema métrico decimal’ naquela época.

A seguir, vamos conhecer mais sobre as unidades de medidas de comprimento.

Quais são as unidades de medidas de comprimento

Segundo o Sistema Internacional de Medidas, o metro é a base para as demais medidas de comprimento.

A palavra metro deriva da palavra grega “métron” e o seu significado é “aquilo com capacidade de medir”. Estabeleceu-se, de início, que a sua medida seria a 10ª milionésima parte considerando a distância da linha do Equador até o Polo Norte (sendo esta medida pelo meridiano que atravessa Paris, na França). Porém, foi só em 1928 que o metro passou a ser adotado com oficialidade em território brasileiro.

O metro está bem ao centro e por isso é considerado a principal unidade de comprimento. Em seguida, vem os seus múltiplos, como o km (quilômetro), hm (hectômetro) e dam (decâmetro); e os seus submúltiplos, que são o mm (milímetro), cm (centímetro) e dm (decímetro). Basicamente, a tabela das unidades de medidas de comprimento é a seguinte:

• Unidades de medida de comprimento – múltiplos

Os múltiplos na tabela das unidades de medida de comprimento são os seguintes:

-> Quilômetro: representado pelo prefixo km (1000m);
-> Hectômetro: representado pelo prefixo hm (100m);
-> Decâmetro: representado pelo prefixo dam (10m).

• Unidade padrão/fundamental

A unidade fundamental de medida, ou seja, considerada a base para as outras medidas é o metro.

• Unidades de medida de comprimento – submúltiplos

Os submúltiplos na tabela das unidades de medida de comprimento são os seguintes:

-> Decímetro: representado pelo prefixo dm. Ele vale 0,1 m;
-> Centímetro: representado pelo prefixo cm, ele vale 0,01m;
-> Milímetro: representado pelo prefixo mm, essa medida vale 0,001m.

Basicamente, os múltiplos do metro são usados para a medição de grandes e longas distâncias. Enquanto isso, seus submúltiplos são utilizados para medir pequenas/curtas distâncias.

Critérios utilizados para a conversão das unidades de medidas de comprimento

Para tornar a conversão das unidades de medidas de comprimento mais simples, algumas regras básicas foram adotadas. A seguir, confira quais são elas.

Primeiramente, considere a tabela a seguir:

Km Hm Dam M Dm Cm Mm

Quanto às unidades seguem do metro para o lado direito, ou seja, para o lado dos submúltiplos, elas devem ser multiplicadas por 10.
Porém, quando as unidades seguem do metro para o lado esquerdo, dos múltiplos, tais valores devem ser divididos por 10.

A tabela é utilidade de modo a garantir que os valores utilizados em problemas matemáticos estejam sempre na mesma unidade.

A seguir, vamos realizar algumas conversões de unidades de medidas de comprimento para que você compreenda melhor como elas funcionam:

• Para transformar 10 quilômetros em metros…

Devemos multiplicar o 10 três vezes. Uma vez até que ele chegue na unidade do hectômetro, outra para que chegue na unidade do decâmetro, e outra para que finalmente chegue na unidade dos metros.

Sendo assim, o cálculo seria: 10 x 10 x 10 x 10 = 10.000m.

• Para transformar 5 metros em centímetros…

Devemos multiplicar o 5 por 10 duas vezes. Uma vez até que o metro chegue na unidade dos decímetros (DM), e outra, na unidade dos centímetros.

Sendo assim, o cálculo seria: 5 x 10 x 10 = 500 cm.

• Para transformar 2 hectômetros em milímetros …

Devemos multiplicar o número 2 por 10 cinco vezes – ele vai passar para a unidade dos decâmetros, metros, decímetros, centímetros e, por fim, chegará à unidade dos milímetros.

Sendo assim, o cálculo seria: 2 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 200.000mm.

• Para transformar 1000m em quilômetros…

Devemos dividir o 1000 por 10 três vezes. Uma vez para chegar na casa dos decâmetros, outra para chegar na casa dos hectômetros, e por fim, para chegar na unidade dos quilômetros.

Sendo assim, o cálculo seria: 1000 / 10 / 10 / 10 = 1km.

• Para transformar 5 mm em metros

Devemos dividir o 5 por 10 três vezes. Uma para chegar na casa dos centímetros, outra para chegar à casa dos decímetros, e por fim, para chegar à casa dos metros.

Sendo assim, o cálculo seria: 5 / 10 / 10 / 10 = 0,005m.