Poluição: da Água, pelo Calor, Química, Águas Residuais e Derramamento de Petróleo


poluicao-da-agua-pelo-calor-quimica-aguas-residuais-e-derramamento-de-petroleo

A poluição da água é um assunto muito recorrente, pois cada vez mais o ser humano está destruindo e causando poluição em todo canto que passa. Com a água não seria diferente. Produtos químicos, despejo de petróleo, temperatura térmica alta, entre outros fatores são responsáveis pela poluição da água.

Vamos ver mais abaixo os tipos específicos de poluição e porque eles prejudicam tanto a qualidade da água:

1 – Poluição pelo calor (poluição térmica)

Este tipo de poluição é causada, geralmente, pelas usinas nucleares, pelas usinas termoelétricas, pelas siderúrgicas e refinarias. Isso porque eles precisam das águas para aquecer caldeirões, refrigerar refinarias, entre outros processos. Para isso eles retiram a água do mar e após o processo devolvem a água aquecida para o mar.

Isso faz com que o mar tenha uma quebra na sua limpidez, fazendo com que a água aquecida perca uma grande concentração de O2. Neste processo, a vida marinha entra em perigo, pois muitos seres vivos que habitam o mar podem morrer devido a falta de oxigenação da água.

2 – Poluição por despejo de petróleo

Essa é a poluição mais comum e que mais devasta os rios, mares e oceanos, pois o petróleo que é despejado nos mares atinge todas as vidas ali existentes e polui a água que poderia ser retirada e tratada para o nosso consumo.

Os navios liberam petróleo durante a lavagem dos tanques e quando há algum tipo de acidente. Extremamente nocivo a saúde de todos os seres vivos.

3 – Poluição por produtos e agentes químicos

Essa poluição também é bastante comum por parte de empresas e indústrias, isso porque as indústrias descartam materiais pesados como chumbo, ácidos, sais minerais pesados, entre outros produtos e agentes que danificam drasticamente a qualidade da água e de seus habitantes, tantos animais marinhos quanto plantas.

Além das indústrias, os lixos depositados por pessoas comuns também prejudicam drasticamente, uma vez que o lixo é tóxico e altamente prejudicial à saúde.

Esses são os tipos mais comuns de poluição, portanto, faça a sua parte e não contribua com essa prática tão devastadora para a natureza e para nós.