Principais Biomas Mundiais e suas Características


Principais Biomas Mundiais

Biomas são sociedades biológicas estabelecidas como produto de condições ambientais, que determinam suas características e formas de vida.

O principal traço que distingue um bioma é o tipo de vegetação predominante, que é resultante dos aspectos climáticos, que favorecem determinadas formas de vida.

Num bioma, as formas de vida estão plenamente adaptadas, incluindo vegetação, fauna e decompositores, que são os microrganismos que processam a matéria orgânica morta.

São sete os principais biomas do planeta: Deserto, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Pradaria, Savanas, Taiga e Tundra.

Floresta Temperada

Esse bioma é comum na América do Norte e Europa, típico de regiões onde o clima é temperado e as características das quatro estações são bem demarcadas.

A principal característica da vegetação é a perda das folhas ao final do outono, que são readquiridas à chegada da primavera. Os carvalhos e as faias são a vegetação característica da flora, enquanto a fauna conta com pássaros e insetos, que compartilham os recursos com veados, esquilos, javalis, raposas e outros animais.

Floresta Tropical

Bioma típico dos climas quentes, com alto índice pluviométrico, comuns na Austrália, África, sul da Ásia, América Central e América do Sul, onde está a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo. São essas florestas as regiões dotadas com o mais rico bioma, que inclui a vegetação e a fauna, onde há enorme variedade de insetos e pássaros.

Padaria

A padaria é um bioma que tem como principal característica os períodos de cerca, com predominância das gramíneas na vegetação. A fauna é marcada por animais de pequeno porte, roedores e insetos.

É um bioma encontrado na América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa.

Savanas

Vegetação típica do Hemisfério Sul, presente na África, Ásia, Austrália e América do Sul.

As principais características dessas regiões são os grandes herbívoros, como elefantes, girafas, gnus e zebras, uma diversidade de predadores carnívoros e uma vegetação formada por arbustos e gramíneas. Em virtude da vegetação espaçada e rica em alimentação, esse bioma é adequado a essas formas de vida.

Taiga

É a chamada floresta de coníferas, onde predominam os abetos e pinheiros. Estão presentes no Hemisfério Norte, em climas frios, mas com uma estação mais quente, abrigando uma fauna bastante diversificada, que inclui raposas, esquilos, ursos, alces e outros.

Tundra

É um tipo de bioma presente nas regiões próximas ao Pólo Ártico, em regiões como o norte da Ásia, norte da Europa e Canadá. Apresenta temperatura baixa durante todo o ano, razão pela qual os animais são dotados de pelagem densa.

Já a vegetação é formada por líquens e musgos, com presença de pequenos arbustos e gramíneas em algumas regiões.