Reino Animal: Artrópodes, Equinodermos e Evolução do Vertebrados


Reino Animal

O reino animal, também chamado de animália ou metazoa, é o reino que comporta todos os tipos de seres vivos pluricelulares que são heterotróficos e eucariontes, de maneira que tenham assim tecidos biológicos formados por suas células.

Dentro do reino animal existem ainda diversas subdivisões, e são classificados os diferentes tipos de animais dentro de cada uma destas subdivisões.

Artrópodes

Os artrópodes englobam uma série de diferentes animais, dentre os quais um dos principais são os crustáceos, como siris, caranguejos e lagostas. Os insetos também são parte dos artrópodes, fazendo assim com que as formigas, borboletas, moscas, entre outros também pertençam aos artrópodes.

Além dos insetos, os aracnídeos também são classificados como artrópodes, da mesma forma que os quilópodes (centopeias e lacraias) e os diplópodes (piolho-de-cobra e embuá, por exemplo), completando assim o grupo dos artrópodes.

Equinodermos

Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, que são caracterizados especialmente pelo seu endoesqueleto calcário, recoberto completamente por uma epiderme de aspecto espinhoso.

Além disso, os equinodermos também possuem um sistema locomotor única e exclusivamente hidrostático, de forma que podem se movimentar apenas debaixo da água. Os equinodermos são, de maneira geral, os animais invertebrados mais próximos dos animais cordados.

Como exemplos de animais equinodermos, podem ser citados o pepino do mar, o ouriço do mar e a estrela do mar.

Evolução dos vertebrados

A evolução dos vertebrados se deve, especialmente, a três de suas características:

– Ectoderme

Área que abrange as cavidades bucais e nasais, o esmalte dos dentes, os receptores sensitivos e o sistema nervoso de maneira geral.

– Mesoderme

A mesoderme inclui a derme, o aparelho urogenital e toda a musculatura do corpo, assim como o esqueleto, de forma que todos os ossos e músculos façam parte da mesoderme.

– Endoderme

Na endoderme são englobados o aparelho digestivo, o revestimento do sistema respiratório e da bexiga urinária, além das glândulas anexas do sistema digestivo.