Reino Plantae: Fases Gametofítica e Esporofítica e Características das Briófitas e Pteridófilas


Reino Plantae

A relação entre conceitos teóricos e sua aplicação prática constitui a base de toda a ciência, uma vez que tanto no mundo natural quanto no mundo modificado pelo homem todos os elementos estão relacionados.

Com a física, ciência responsável por investigar as leis do universo, essas relações alcançam um novo patamar de importância e se expressa em diversos campos, a exemplo da estequiometria, que trata da massa atômica, massa molecular e volume molar, que serão vistos em detalhes na sequência.

Massa atômica
Os átomos são partículas físicas extremamente pequenas, impossíveis de ser vistas a olho nu, mas, ainda assim, são de extrema importância para o trabalho em laboratório. Por isso, conhecer sua massa é fundamental.

No entanto, não se trata de algo que pode ser quantificado. Por isso, por convenção, a unidade de massa atômica representa 1/12 da massa de um átomo de carbono 12. Portanto, todas as massas atômicas são medidas através desse parâmetro.

Por exemplo, se sabe que a massa corresponde a apenas 4,800% da massa do carbono-12. Para descobrir quanto exatamente é sua massa, basta multiplicar essa porcentagem pela massa do carbono. Assim, 0,084 x 12 = 1,008 u, que é a massa do átomo de hidrogênio.

Massa molecular
Essa massa está diretamente ligada à primeira, pois corresponde à soma das massas atômicas dos átomos que formam uma molécula. Assim, sabendo a massa dos átomos, é possível chegar à massa molecular.

Por exemplo, sabendo que a massa atômica do hidrogênio é 1,008 u e do oxigênio é 16 u, a massa molecular da água, considerando que existem dois átomos de hidrogênio, será a soma dessas massas, que dará 18,02 u.

Volume molar
A este conceito corresponde o volume ocupado por um mol de molécula em condições normais de temperatura e pressão e em estado gasosos. A equação de Clapeyron é bastante útil na resolução de exercícios envolvendo esse conceito.

É interessante notar que a massa molar é igual à massa molecular, mas não é medida em unidade de massa atômica, mas sim em g.