Reprodução Assexuada das Plantas e Hidroponia

Reprodução Assexuada

A reprodução dos seres vivos pode acontecer de diferentes maneiras de acordo com sua espécie. Isto envolve também as plantas, que podem se reproduzir de maneira assexuada.

Porém, a reprodução assexuada das plantas pode ocorrer de formas distintas de acordo com sua espécie.

Confira a seguir como ocorre a reprodução assexuada das plantas em cada espécie:

– Briófitas

Nas plantas briófitas a reprodução assexuada acontece por meio dos propágulos, que são estruturas celulares que se desenvolvem nos conceptáculos presentes no dorso da planta.

Esta estrutura, que possui a forma semelhante a um oito, pode originar novas plantas, permitindo assim a reprodução assexuada destas plantas.

– Pteridófitas

As plantas pteridófitas possuem rizoma, uma substância que gera a proliferação de folhas e raízes. Quando algum ponto do rizoma apodrece, estas folhas e raízes desenvolvidas podem se transformar em plantas independentes, acontecendo assim a reprodução assexuada desta planta.

– Fanerógamas

Nas plantas fanerógamas, a reprodução assexuada acontece por meio da proliferação vegetativa, que pode acontecer tanto dos caules quanto das folhas, que dão origem a novas plantas que, em contato com o solo, geram plantas independentes.

Exemplos de fanerógamas que possuem este tipo de reprodução assexuada são o morangueiro e a grama de jardim.

Hidroponia

A hidroponia é uma forma de cultivo que foi desenvolvida com o avanço dos conhecimentos sobre o cultivo vegetal, permitindo que este cultivo seja realizado de diferentes formas e em espaços com pouca terra, por exemplo.

Na hidroponia as plantas não ficam no solo, mas sim com suas raízes mergulhadas em soluções com água e nutrientes, os quais são completamente dissolvidos pela água. Esta solução deve ser manipulada de acordo com as necessidades de cada tipo de planta, permitindo assim um melhor crescimento e desenvolvimento.

Em geral, a hidropoia é utilizada para o cultivo de hortaliças, as quais são mantidas em estufas e desenvolvidas em um grande número, de maneira comercial.