Reprodução Sexuada e Assexuada nos Seres Vivos


Reprodução Sexuada e Assexuada

A reprodução é condição básica e necessária para a vida, uma vez que novos seres vivos só podem surgir a partir de seres vivos já existentes. Isso ocorre com todos os seres vivos, sem exceção: o homem, plantas, animais de grande e pequeno porte, organismos invisíveis a olho nu…

Justamente devido à sua importância, existem diferentes mecanismos para a realização da reprodução, que são classificados em duas grandes categorias: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada.

Reprodução sexuada

A principal característica deste primeiro grupo para a geração de novos indivíduos reside na troca e mistura de material genético de dois seres vivos da mesma espécie, o que faz com que compartilhem características das matrizes ou país, sem, contudo, ser idênticos a eles.
Apesar de ser um processo complexo, que requer um gasto de energia considerável e em muitos casos rituais pré-coito para a sedução da(o) parceiro(a), essa forma de se reproduzir é vantajosa.
Permite que os indivíduos tenham maiores chances de sobrevivência a mudanças ambientais, pois como existe variabilidade genética, essa mudança pode afetar certo grupo de indivíduos e outro não, quer se trata de plantas ou animais.
O processo de reprodução pode ocorrer por meio da autofecundação em indivíduos hermafroditas, mas via de regra por meio da meiose que originam os gametas, células reprodutivas haploides que correspondem ao espermatozóide (masculino) e ao óvulo (feminino).

Reprodução assexuada
Trata-se do oposto da vista acima, pois o processo consiste no organismo multiplicar seu próprio material genético. Isso significa que não existe variabilidade genética (a não ser em casos de mutação), e os indivíduos produzidos podem ser considerados clones.
Nos organismos de apenas uma célula não eucariontes, o processo reprodutivo ocorre pela bipartição, ou seja, o próprio organismo se divide em dois para dar origem a um novo organismo.
Já em organismos unicelulares eucariontes ou multicelulares, o processo reprodutivo se dá pela mitose, isto é, pela multiplicação celular.