Resumo Bactérias


Quando se fala em bactérias, muitas pessoas imediatamente as relacionam como algo ruim, como as causadoras de doenças. A verdade é que existem sim aquelas que podem deixar alguém doente, mas esses organismos também podem ser benéficos e contribuírem para o bom funcionamento do corpo, por exemplo.

Resumo Bactérias

Nesse resumo bactérias, você poderá entender um pouco mais sobre o que são esses micro-organismos, suas funções e também quais são as principais doenças por eles causadas:

Resumo bactérias: Um geral sobre esses micro-organismos

O que são as bactérias?

Bactérias são organismos unicelulares pertencentes ao Reino Monera. Pode-se, inclusive, dizer que são os mais antigos seres presentes na natureza. São bastante simples, invisíveis a olho nu e se multiplicam de forma muito rápida. Quando causam doenças, podem ser chamadas de germes.

Estrutura de uma bactéria

As bactérias são unicelulares, ou seja, formadas por uma única célula. Seu material genético está disperso pelo citoplasma. Podem ter várias formas e tamanhos, mas ainda assim possuem basicamente os mesmos componentes internos.

Sua estrutura completa se resume a: parede celular, membrana plasmática, citoplasma, ribossomos, DNA, RNA e plasmídeo. Vale comentar que as bactérias não possuem núcleo.
Algumas delas podem conter flagelos, que ajudam em sua locomoção e uma capsula ao redor da parede celular, que as tornam mais resistentes.

Onde se encontram as bactérias?

Talvez essa informação lhe assuste um pouco nesse resumo bactérias, mas a verdade é que elas estão por todas as partes. Na água, no ar, no solo e até mesmo no seu próprio corpo.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas se elas estão em todos os lugares, por que não fico doente sempre?

A resposta é simples: nem todas as bactérias são ruins. Muitas delas, inclusive, são essenciais para a natureza, o que você entenderá melhor no próximo tópico em que falaremos da importância das bactérias.

Importância das bactérias

Nesse tópico do resumo bactérias, vamos mostrar que esses seres também podem ser benéficos. As bactérias são importantes, pois podem contribuir para várias coisas, dentre elas, podemos citar:

  • O bom funcionamento do intestino nos seres humanos, pois as bactérias presentes na flora intestinal ajudam no processo de digestão e previnem que outros organismos que causam doenças se proliferem na região.
  • Participação no ciclo do nitrogênio, pois atuam em diversas fases deste e permitem que as plantas possam utilizar o nitrogênio presente na atmosfera.
  • Decomposição de matéria orgânica, já que são elas as responsáveis por fazer com que qualquer ser que não está mais vivo possa ser reaproveitado. Esse processo pode, inclusive, ser tanto aeróbio como anaeróbio.
  • Contribuem nos processos industriais, ajudando na produção do iogurte e da coalhada (os lactobacilos) e do vinagre (bactérias do gênero acetobacter).
  • São utilizadas na engenharia genética e na biotecnologia para sintetizar substâncias.
  • Ajudam no crescimento de algumas plantas, como as ervilhas, que se beneficiam das substâncias produzidas por elas.

Processo reprodutivo das bactérias

O processo de reprodução das bactérias é assexuado, através da divisão binária. Resumidamente, uma célula de divide e dá origem a outra exatamente igual.

Se o ambiente for favorável, elas podem vir a se reproduzir de maneira ainda mais rápida.

Tipos de bactérias

As bactérias podem ser divididas em quatro tipos:

  • Cocos: Possuem forma de um círculo. Quando em pares, passam a ser chamados de diplococos; se lembram um cacho de uvas, são chamadas de estafilococos; caso estejam em cadeia, são conhecidos como estreptococos.
  • Espirilos: Tem o formato de uma espiral e normalmente se encontram isoladas e não em colônia.
  • Bacilos: Lembram muito o formato de um cilindro ou pequeno bastão e, na maioria das vezes, também se encontram isolados.
  • Vibriões: Seu formato lembra uma vírgula.

As principais doenças causadas por bactérias

Anteriormente, você leu no resumo bactérias que esses micro-organismos podem ser benéficos, mas existem também aqueles que transmitem doenças – algumas delas graves. Vamos conhecer agora as principais doenças causadas por bactérias:

  • Tuberculose: Essa doença é causada por um bacilo chamado Mycobacterium tuberculosis.
  • Botulismo: Doença grave que pode inclusive levar à morte. Sua causadora é a bactéria Clostridium botulinum.
  • Lepra: Causada pelo bacilo Mycobacterium lepra.
  • Clamídia: Essa DST é causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis.
  • Faringite: Pode ser causada por várias bactérias, sendo mais comum a presença dos estreptococos.
  • Tétano: Causada pela bactéria Clostridium tetani.
  • Meningite bacteriana: Causada pela bactéria conhecida como meningococo. É um dos tipos mais graves de meningite e pode inclusive levar à morte.

Como se tratam as doenças causadas por bactérias?

Cada doença causada por uma bactéria exige um tratamento específico, no entanto, na maioria dos casos, os antibióticos são receitados pelo médico para combater a infecção.

Independentemente de qual seja a doença, é preciso seguir o tratamento à risca, pois as bactérias podem desenvolver resistência aos antibióticos e reiniciar o processo de infecção.