Resumo Sistema Digestório


Sistema Digestório

O sistema digestório é um dos principais sistemas do corpo humano, pois é por meio dele que os alimentos ingeridos podem ser digeridos e seus nutrientes utilizados pelo organismo, de maneira que possa ter um melhor funcionamento. Também é por meio do sistema digestório que aquilo que não é aproveitado pelo corpo dos alimentos é expelido através do ânus.

Assim, o conhecimento sobre o funcionamento do sistema digestório faz com que seja possível avaliar melhor a forma como os alimentos podem contribuir para o organismo, bem como permitir que se faça melhores escolhas alimentas que propiciam uma digestão mais fácil.

Trato digestório e órgãos digestórios anexos

De maneira geral, o sistema digestório pode ser dividido em duas partes que permitem a completa digestão dos alimentos e a absorção de seus nutrientes para o organismo. Estas partes são o trato digestório e os órgãos digestórios anexos.

Confira a seguir quais são os órgãos que compõem o trato digestório e os órgãos digestórios anexos:

Trato digestório

– Boca
– Faringe
– Esôfago
– Estômago
– Intestino delgado
– Intestino grosso
– Reto
– Ânus

Órgãos digestórios anexos

– Língua
– Dentes
– Fígado
Pâncreas
– Glândulas salivares
– Vesícula biliar

A importância do trato digestório e dos órgãos digestórios anexos

O trato digestório é a parte principal do sistema digestório, na qual é realizada a digestão propriamente dita, com a ingestão dos alimentos, sua passagem até o estômago, e a eliminação de todos os restos de alimentos não utilizados pelo corpo.

Já os órgãos digestórios anexos são aqueles que não são os responsáveis diretos pela digestão dos alimentos, mas contribuem positivamente para isto. A língua, os dentes e as glândulas salivares auxiliam na ingestão dos alimentos, tornando-os menores e mais fáceis de serem engolidos, enquanto o fígado, pâncreas e vesícula biliar produzem enzimas necessárias para a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo corpo.