Resumo sobre os cães da raça Borzoi


A raça de cachorros Borzoi tem sua origem bem focada em um objetivo: a caça. Por isso vamos primeiro contar um pouco da história dos Borzois para depois falar sobre as características mais marcantes desse tipo de cachorro.

Resumo sobre os cães da raça Borzoi

Origem da raça Borzoi

A origem da raça Borzoi é identificada desde o início do século 16. Considerado parte crucial da cultura nacional russa, e vamos contar um resumo sobre essa história.

Na Rússia do século 13, a caça esportiva à lebre era muito valorizada pela Aristocracia e, com isso, decidiram fazer o cruzamento de algumas raças de cachorros para a atividade preferida da região e da época.

As raças escolhidas para cruzar foram de cães corredores e cães chamados ursos, e cães pastores russos de grande porte. Com essa junção, nasceu a raça Borzoi. Esta pode ter sido a raça mais criada para a atividade de caça em larga escala, o que torna os Borzois uma espécie memorável.

Com o tempo, a caça passou a ser não só de lebres, como também de lobos, já que as caçadas eram consideradas grandes eventos, que utilizavam mais de 100 cachorros para uma única edição, transportados em trens de até 40 compartimentos. A raça se tornou algo a se ostentar, e podia ser um ótimo presente do reino para visitantes importantes do país.

Com a Revolução Russa, a administração da Nobreza caiu e o destino dos Borzois deixou de ser tão grandioso na Rússia. Muitos foram mortos e os que sobraram acabaram se tornando raros, sendo criados por estrangeiros, que haviam ganho os cachorros, ou canis, que conseguiram sobreviver à Revolução.

Na América, esses cães viraram sinônimo de raridade e a raça se tornou companhia para celebridades e preferida em concursos de cães, sem ser vista facilmente como animal doméstico e de estimação.

Características dos cães da raça Borzoi

  • Nome Secundário: Wolfhound Russo que em tradução literal significa “cão lobo” o que remete à história da criação da raça;
  • Grupo AKC: Hounds – A sigla significa American Kennel Club, um grande clube de genealogias de cães de todo o mundo;
  • Local de Origem: Rússia;
  • Atividade Principal: Caça aos Lobos;
  • Tamanho médio do cachorro macho: 71 cm de altura, 34-47 kg peso;
  • Tamanho médio do cachorro fêmea: 66 cm de altura, 27-38 kg peso;
  • Porte: grande;
  • Temperamento: tranquilo;
  • Posição no Ranking de Inteligência: 75ª
  • Cor das pelagens: Todas exceto azul, marrom ou variações dessas duas cores;

Os Borzois são cães caçadores, como já dito anteriormente, não é uma raça conhecida ou muito criada no Brasil, de origem europeia. Fisicamente, esses cachorros são esguios, com longos pelagem longa e chamativa.

Dono de uma grande energia, um Borzoi precisa se exercitar regularmente para manter seu porte físico e sua melhor condição. O ideal para quem for criar um animal deste tipo é ter uma boa área para corridas, com cercas, pois com a energia deste cão, a pessoa pode passar um bom tempo indo atrás dele, se sair de suas propriedades.

Sobre sua personalidade, é um cachorro feliz, que gosta de se exercitar, mas não necessariamente de brincadeiras É amigável quando se trata de outros cães e pode ser rebelde e arredio com seres humanos estranhos.

É um bom protetor de casa por sua origem de caçador, sofre um pouco com climas quentes e altas temperaturas, gostam do frio, também por sua origem e pelos longos pelos que cobrem seu corpo. Com relação ao treinamento, é de fácil entendimento de ordens e aprende rapidamente os comandos.

Um Borzoi vive em média de 10 a 12 anos e em seus cuidados vitais está apenas a questão do exercício físico, já que ele ficará contente em fazer passeios com o dono, mas precisará fisicamente de longas corridas, para seu bem-estar geral.

Sobre o temperamento de um Borzoi, podemos destacar sua tranquilidade, seu gênio domesticável e bem-educado. Quando solto para suas corridas, que devem ser, de preferência, diárias, ele corre de forma selvagem e com tino de caçador, tanto que ao encontrar outro tipo de animal irá caçá-los como nos tempos antigos, por isso, vale a preocupação sobre quais lugares são ideais para o treinamento de um Borzoi.

Sua relação com os donos é carinhosa, mesmo este sendo um cachorro bem independente. Ele se dá bem com crianças e pode ser mais tímido com estranhos.

Seu porte físico remete à elegância, com um corpo esbelto e alto, tem o focinho alongado e cabeça longa e fina, ele lembra alguns cachorros de desenhos animados. E se não fossem seus longos pelos, poderia ser confundindo facilmente com um cachorro de corrida. Tem porte atlético e boa resistência física.

Para adquirir um cachorro Borzoi, o dono terá que desembolsar em média de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00, isso varia quando a linhagem vem de cães campeões, o que poderá aumentar esses valores, por ser de uma genética campeã.