Resumo sobre os Moluscos


Moluscos são pequenos animais que vivem em diversos habitats. A sua estrutura possui um corpo mole e muitos são protegidos por conchas que, na maioria das vezes, você encontra quando passeia pela praia. Pela composição extremamente frágil do seu corpo, os moluscos utilizam a concha para se proteger, como é o caso, por exemplo, das ostras, mariscos e caracóis.

Resumo sobre os Moluscos

Entretanto, há moluscos que possuem uma concha menor e interna em sua estrutura, como a lula. Também há espécies de moluscos que não possuem nenhuma concha no seu corpo, como é o caso do polvo e da lesma. Ademais, são mais de 150 mil espécies de moluscos que são encontradas no mar, água doce ou terra firme.

A estrutura corporal dos moluscos

Você já deve ter ouvido de alguns desses animais que fazem parte da família, são os caramujos, lesmas, lulas, polvos, ostras e mexilhões. O seu corpo é dividido em três partes: a cabeça, a massa visceral e os pés.

Na cabeça dos moluscos encontra-se a boca e estruturas sensoriais como os olhos e tentáculos. Além disso, pode-se encontrar uma boca que possui uma característica parecida com uma língua. Eles possuem pequenos dentes afiados, que são chamados de rádula.

A partir desse pequeno órgão, os moluscos conseguem ingerir o alimento e transformá-los em pequenas partículas que são enviadas ao estômago. Interessante destacar que alguns animais dessa espécie possuem uma cabeça extremamente pequena, como o caracol, que possui dois tentáculos que sustentam os olhos.

Já na massa visceral encontram-se todos os órgãos do animal. Essa massa visceral é protegida pela concha. Nessa estrutura, encontra-se o manto, que é uma dobra responsável por produzir a concha.

Há também o sistema digestório onde basicamente há a boca, o intestino e o ânus. Os moluscos podem ser tanto herbívoros, quanto carnívoros e a sua digestão é intra e extracelular.

Os moluscos possuem um coração com três cavidades principais, que são um átrio e dois ventrículos. Todo sangue que circula no corpo do molusco é impulsionado pelo coração e transporta também gases e produtos para digestão.

Os moluscos terrestres possuem uma respiração pulmonar, já os aquáticos têm uma respiração branquial.

Há também os órgãos reprodutores. A reprodução desses animais é exclusivamente sexuada e a maioria desses animais é dioicos, ou seja, há os dois sexos. Geralmente, a fecundação é interna, mas também há a fecundação externa, que pode ser o caso do caramujo de jardim, que é monoico.

Os pés, que são os responsáveis pelo movimento do molusco, podem ser usados tanto para rastejar, nadar ou cavar. Alguns moluscos como o polvo e a lula, em vez de pés, possuem tentáculos.

Nesse resumo sobre moluscos, devemos destacar que os animais maiores, mesmo que possuam um corpo viscoso e comprido, não possuem uma grande sustentação, isso acontece porque todos os moluscos são invertebrados.

Além do mais, por causa dessa estrutura organizada por um corpo extremamente mole, a pele desses animais produz uma secreção viscosa, que parece muito como um muco. Essa substância é o principal indicador para a locomoção de alguns moluscos. Com ele, os animais podem facilmente subir e caminhar sobree pedras, árvores e demais locais sem que o corpo seja machucado.

Classificação dos moluscos

Como você pode ter observado nesse resumo sobre moluscos, há uma grande diversidade deles. Entre os mais conhecidos destacam-se:

Gastrópode: os gastrópodes são os mais conhecidos. Na sua estrutura corporal, eles apresentam tentáculos contráteis, que se formam com uma carapaça de formato espiral, tanto que a superfície de apoio desse animal é mais achatada. Os exemplos desses animais são as lesmas e o caramujo.

Pelecípodes: estes moluscos vivem no mar o e possuem conchas duplas. Os exemplos mais conhecidos são mariscos, ostras e mexilhões.

Cefalópodes: estes são os moluscos que não possuem nenhuma concha em sua estrutura corporal. Ao contrário dos demais, os seus olhos são mais desenvolvidos e os tentáculos contam com ventosas. Os exemplos mais próximos são o polvo e a lula.

Onde os moluscos são encontrados?

Os moluscos têm como característica o fato de serem extremamente adaptáveis a diversos ambientes. Tanto que estão presentes no planeta Terra há aproximadamente 500 milhões de anos. Antigamente, os moluscos eram muito maiores. Alguns fósseis comprovaram que existiram moluscos de até 2,5 metros.

Eles vivem em água doce, salgada ou até mesmo são encontrados em superfícies terrestres. A lesma e o caramujo são animais que podem ser encontrados no fundo do seu quintal ou em qualquer outro lugar que exista vegetação e terra.

O polvo e a lula são facilmente encontrados em águas marinhas. Já os mariscos e as ostras podem habitar regiões litorâneas. Esses animais ainda são caracterizados por sua longevidade de vida. O Arctica Islandica é um deles. O pequeno marisco pode chegar a viver cerca de 400 anos.