Sistema Digestório Humano: Características e Etapas Percorridas pelo Alimento


Sistema Digestório Humano

O sistema digestório humano compreende todo o tubo digestivo, assim como as glândulas anexas que possuem a finalidade de facilitar e contribuir para a completa ingestão e digestão dos alimentos.

Assim, o sistema digestório humano propicia que os alimentos possam ser processados pelo corpo e o organismo aproveite os nutrientes retirados destes alimentos, descartando os resquícios por meio das fezes.

Etapas percorridas pelo alimento

Confira, a seguir, todas as etapas percorridas pelos alimentos no sistema digestório humano:

– Boca

A boca é o primeiro contato do sistema digestório com os alimentos, permitindo que sejam ingeridos. Para que esta ingestão seja facilitada, assim como a posterior digestão, os alimentos são mastigados e triturados na boca pelos dentes.

Ainda na boca, as glândulas salivares auxiliam no processo de mastigação, deixando os alimentos mais macios e fáceis de serem mastigados e engolidos.

Faringe e esôfago

A faringe e o esôfago compõem o tubo que leva os alimentos da boca até o estômago quando estes são engolidos. A faringe é localizada na garganta, enquanto o esôfago percorre o tórax e o diafragma, chegando assim até o estômago.

– Estômago

No estômago os alimentos ingeridos passam por um processo químico realizado pela ação do suco gástrico, que faz com que os alimentos se transformem em uma massa de consistência pastosa que recebe o nome de quimo.

Também é no estômago que as proteínas dos alimentos são quebradas e transformadas em proteínas menores.

– Intestino delgado

No intestino delgado acontece o principal processo da digestão, pois com a ação da bile, do suco intestinal e do suco pancreático, os alimentos passam por um processo químico que permite a sua posterior absorção, por meio da qual o organismo pode, então, se beneficiar dos nutrientes dos alimentos.

– Intestino grosso

No intestino grosso, após a absorção principal no intestino delgado, ocorre a absorção de água e sais. Posteriormente, após esta absorção final, os restos da massa são então expelidos pelo ânus.