Sistema Respiratório: Respiração Cutânea, Branquial, Traqueal, Pulmo Traqueal e Pulmonar; Respiração do Homem


Sistema Respiratório

Respiração cutânea

A respiração cutânea, também chamada de respiração tegumentar, é a respiração que é realizada por protozoários, celenterados, espongiários e vermes, por exemplo.

Neste tipo de respiração o que ocorre é que o oxigênio do meio exterior se difunde para o interior destes seres, enquanto o gás carbônico realiza o processo inverso, do interior para o exterior.

Respiração branquial

A respiração branquial é comum no sistema respiratório de muitos grupos animais, como os peixes, crustáceos, anelídeos, grande parte dos moluscos, entre outros tipos de animais.

Esta respiração é feita por meio das brânquias, que são formadas por pequenos filamentos revestidos por epitélios simples. Nestes, podem ser encontradas redes formadas por capilares sanguíneos, que possibilitam a respiração por meio da troca gasosa que ocorre entre a água e o sangue dos capilares.

Respiração traqueal

A respiração traqueal é o modo de respiração presente nos insetos e também nos miriápodes. Este tipo de respiração acontece por meio de um conjunto de tubos que são ramificados e levam os gases até o exterior por meio de pequenos orifícios.

Para que esta respiração seja possível, há ainda a necessidade de um sistema de circulação que realize o transporte dos gases, uma vez que este sistema irá fazer também a distribuição de oxigênio a todo o organismo.

Respiração pulmonar

A respiração pulmonar é uma das mais conhecidas, já que é o tipo de sistema respiratório dos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e até mesmo alguns tipos de moluscos terrestres. Feita por meio de pulmões que absorvem o oxigênio e o repassam ao corpo através do sangue.

A respiração do homem

A respiração humana é realizada por meio de dois pulmões, os quais absorvem o ar e repassam o oxigênio ao organismo pelo sangue. Além dos pulmões, o sistema respiratório humano também é composto pelas vias respiratórias, que conduzem o ar até os pulmões.