Categorias Biologia

Tecido Conjuntivo Sanguíneo e Linfa

Tanto o sangue quanto a linfa são tecidos conjuntivos que tem uma importante missão no organismo, sendo estes tecidos conjuntivos os responsáveis pelo transporte de nutrientes por todo o corpo, permitindo assim que todos os tecidos e órgãos recebam os nutrientes necessários para seguirem funcionando.

Desta forma, é importante conhecer as características e como são formados estes tecidos conjuntivos, permitindo que sejam analisados e identificado mais a fundo a forma como se comportam no organismo desempenhando um papel vital.

Tecido conjuntivo sanguíneo

O sangue é considerado um tecido conjuntivo devido à sua formação, que possui uma grande quantidade de substâncias intercelulares, dispersas em um meio líquido, o qual conhecemos como plasma.

Assim, o sangue possui uma série de componentes celulares que se dividem entre glóbulos vermelhos, conhecidos também como hemácias, e os glóbulos brancos, chamados de leucócitos. Estes componentes são levados pelo plasma por meio dos vasos capilares por todo o corpo, fazendo com que cheguem a todas as regiões.

O plasma é composto principalmente de água, que compõe mais de 90% desta substância líquida, enquanto outros 7% são proteínas e o restante dividido entre sais minerais, vitaminas, hormônios, ureia, entre outros componentes

Linfa

A linfa é um outro tecido conjuntivo, semelhante ao sangue, que circula pelo corpo humano, diferenciando-se do sangue apenas por não possuir hemácias. Assim, a linfa é um líquido que apresenta baixos níveis de proteínas, tendo em contrapartida um alto nível de lipídios.

Da mesma forma que o sangue, a linfa circula pelo corpo através dos vasos linfáticos, contribuindo também para o transporte de nutrientes a tecidos e órgãos do corpo.

Diferentemente do sangue, que apresenta a coloração vermelha de forma intensa, a linfa se apresenta como um líquido de aspecto leitoso e coloração muito clara ou mesmo transparente, embora possua uma composição e função bastante semelhante à do sangue.

This post was last modified on 31 de março de 2015 15:51

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023