Categorias Biologia

Tecidos Cartilaginoso, Tecido Ósseo e Tecido Hematopoiético

Tecido cartilaginoso

O tecido conjuntivo cartilaginoso, ou simplesmente tecido cartilaginoso, é um tecido completamente diferente dos demais do corpo humano, pois além de uma baixa atividade metabólica conta ainda com a ausência de nervos, vasos linfáticos e vascularização.

Outra característica do tecido cartilaginoso é sua forma de nutrição, que acontece por meio do líquido sinovial, o qual preenche as cavidades presentes nas articulações.

O tecido cartilaginoso pode ainda ser dividido em três tipos diferentes que podem ser encontradas no corpo humano, sendo elas a cartilagem hialina, presente nos ossos do nariz, por exemplo, a cartilagem elástica, que pode ser vista no pavilhão auditivo, e a cartilagem fibrosa, presente nas articulações.

Tecido ósseo

O tecido ósseo, também chamado de tecido conjuntivo ósseo, é o tipo de tecido que apresenta a maior rigidez, pois possui a mineralização de sua matriz. Isto faz com que seja fundamental na realização de funções muito importantes, como a sustentação do corpo e a proteção das partes vitais do organismo.

É possível classificar o tecido ósseo de duas formas distintas, que são o tecido ósseo esponjoso e o tecido ósseo compacto. No tecido ósseo esponjoso é possível identificar espaços medulares bastante amplos, o que faz com que tenha um aspecto poroso.

Diferentemente, no tecido ósseo compacto não são vistos espaços medulares, existindo, porém, diversos canalículos onde se encontram vasos sanguíneos e nervos.

Tecido hematopoiético

O tecido hematopoiético pode ser conhecido também como tecido hematocitopoiético, e possui uma importância muito grande para o organismo, pois é este tecido que produz as células que são encontradas no sangue e também na linfa.

O tecido hematopoiético pode ser classificado como mieloide ou linfoide, sendo que o tecido mieloide está presente na medula óssea vermelha, de onde produz as células encontradas no sangue.

Já o tecido linfoide é encontrado nos linfonodos, timo, baço, amígdalas, entre outros órgãos, e é responsável pela produção de linfócitos e monócitos.

This post was last modified on 31 de março de 2015 15:53

Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023