Tecidos: Tecidos Meristemáticos, Epiderme, Cutícula, Pelos, Estômatos e Suber


Tecidos Meristemáticos, Epiderme

Os tecidos são grupos formados por células que possuem uma especialização idêntica, podendo assim realizar funções específicas em um corpo vegetal. É possível ainda que os tecidos exerçam, nos vegetais, mais de uma função.

É importante entender também que os tecidos possuem, nas plantas, uma distinção pouco nítida, diferentemente do que acontece com os tecidos presentes nos corpos animais.

Tecidos meristemáticos

Os tecidos meristemáticos, conhecidos também como meristemas ou tecidos embrionários, são tecidos caracterizados por possuírem uma capacidade muito grande de divisão de suas células, o que acontece por meio de mitose.

Epiderme

A epiderme é o tecido que envolve a parte externa de todos os órgãos vegetais, sendo formado por meio do dermatogênio. A epiderme é comum a todas as plantas que vivem em meios aéreos, não sendo, no entanto, presente em plantas que se desenvolvem em ambientes úmidos, não ocorrendo assim em nenhuma planta aquática.

Cutícula

A cutícula é uma espécie de película presente na parede externa das células, sendo formada por cutina, o que faz com que esta película seja impermeável, evitando assim uma excessiva perda de oxigênio por causa da transpiração.

Pelos

Os pelos são uma espécie de tecido que possuem diversas funções em um corpo vegetal, podendo servir como proteção para a transpiração excessiva, proteção contra o superaquecimento devido aos raios solares, ou ainda produzindo algumas secreções.

Estômatos

Os estômatos são estruturas epidérmicas que estão diretamente ligadas com as trocas gasosas que são controladas de maneira ativa pelos corpos vegetais. É mais comum encontrar os estômatos presentes nas folhas, embora possam se desenvolver também em alguns caules verdes.

Súber

O súber, que pode ser conhecido também como cortiça, é um tecido composto apenas por células mortas, tendo um caráter de proteção, substituindo a epiderme em áreas como o caule ou a raiz das plantas, e evitando problemas como perda excessiva de água ou variações bruscas de temperaturas.