Teorias Sobre a Origem da Vida

Teorias Sobre a Origem da Vida

A curiosidade sobre a origem de muitas coisas é uma característica comum aos seres humanos, entre elas o mistério sobre a origem da vida, o que faz com que se levantem muitas hipóteses e teorias sobre como a vida teria dado seus primeiros passos sobre a Terra.

Confira a seguir algumas das principais teorias sobre a origem da vida:

– Criacionismo

Teoria adotada por quase todas as religiões, o criacionismo defende que a vida teria surgido por uma intervenção divina, fazendo assim com que um ser superior tenha concedido o dom da vida aos seres vivos.

Desta maneira, de acordo com este tipo de teoria, cada espécie habitante do planeta seria independente, o que gera uma subdivisão da teoria do criacionismo, o fixismo, que defende, além da criação, a independência de cada espécie viva.

– Abiogênese

A teoria da abiogênese, ou teoria da geração espontânea, defende que a vida poderia se originar a partir de matéria orgânica ou de matéria sem vida. De acordo com esta tese, o lodo dos rios poderia originar animais como cobras ou rãs, e as frutas darem origem a vermes ou semelhantes.

Apesar de muitos defensores, a abiogênese perdeu cada vez mais força a partir do século XVII, quando muitos cientistas passaram a realizar testes e levantar dúvidas sobre a teoria.

– Panspermia

A panspermia é uma teoria que defende que a vida não se iniciou na Terra, mas sim que sua origem foi de outro planeta, chegando até a Terra trazida por meteoros ou asteroides.

Esta, no entanto, é uma teoria com cada vez menos defensores, tendo como um de seus principais problemas o fato de transferir a dúvida sobre a origem da vida para outro planeta que não a Terra, sem explicações, de fato.

– Teoria da evolução

Segundo a teoria da evolução, as espécies adaptam-se a diferentes condições, adquirindo uma maior inteligência e habilidades, fazendo assim com que avancem e cheguem a uma nova espécie de vida.