Termos Frequentemente Utilizados em Genética


termos-frequentemente-utilizados-em-genetica

A genética é um ramo de estudos da ciência e biologia de todos os seres vivos. Porém, alguns de seus termos são muito utilizados, como uma espécie de cartilha. Mas nem todos acabam lembrando dos seus significados.

Veja agora os termos e definições mais utilizados em genética.

Um dos termos mais usados em genética é o Gene, que nada mais são do que fragmentos (ou pedaços) de DNA que levam consigo a informação necessária para a produção de algum polipeptídio ou proteína.

O termo Alelos se referem aos genes que se unem para formar um tipo característico e que são encontrados no mesmo lócus dos cromossomos tidos como homólogos.

Um Genótipo é todo o conjunto genético que forma a composição de um organismo, e são representados por letras sempre que quisemos fazer referência aos seus cruzamentos gênicos.

Fenótipo: características mais visíveis

Os fenótipos são um termo usado na genética que definem com clareza as características de um organismo. Por exemplo, uma pessoa de cabelos pretos decide os pintar de loiro. O genótipo original desse indivíduo é o de cabelos pretos, mas o seu fenótipo passa a ser de cabelos loiros.

Quando falamos de seres considerados homozigotos (outro termo frequentemente utilizado na genética) estamos dizendo que os alelos que codificam um tipo determinado de característica daquele ser são iguais, mas produzem apenas um tipo de gameta.

Já os heterozigotos possuem dois alelos diferentes que são capazes de determinar uma certa característica. É um termo que pode ser substituído na genética pelo “híbrido”.

O gene dominante é destacado, como a própria palavra diz, é aquele que caracteriza o indivíduo, mesmo quando o seu genótipo pertence à uma classe simples. Ou seja, é ele que define o principal ponto de um ser.

Outros termos utilizados na genética

– Recessivo;
– Cruzamento-teste;
– Genes letais;
– Retrocruzamento.