Viroses: Quadro-resumo


Virose é uma doença causada por algum tipo de vírus. Prejudiciais em diferentes escalas para quem as contrai, neste Quadro-resumo elencamos as principais enfermidades causadas por parasitas. Veja:

Viroses Quadro-resumo

Virose: Quadro-resumo

1. Catapora
Fácil de pegar no ar e ocorre apenas uma vez na vida, a catapora possui vacinação própria e não apresenta risco a vida do portador a não ser, é claro, em casos extremos como gravidez, por exemplo. O pior deste vírus é que ele causa muita coceira ao longo dos dias de manifestação e pode deixar marcas pelo corpo.

2. Caxumba
A transmissão ocorre geralmente a partir de pessoas que já estão contaminadas, podendo ser através do contato direto ou indireto, inclusive. Para prevenir, é possível tomar a vacina conhecida como Tríplice viral ainda nos primeiros meses de vida.

3. Encefalites virais
Sem vacina existentes para a correta prevenção, as encefalites virais são transmitidas por picadas de mosquito e carrapatos e atuam nas células do cérebro diminuindo a qualidade de vida e a saúde do portador em diferentes níveis.

4. Gripe suína
Um dos vírus que causou grande medo na população nos últimos anos, este tipo de gripe, a H1N1 não é transmitido pela ingestão da carne, mas sim pelo ar, passando rapidamente entre as pessoas. Atualmente existe uma vacina, porém no frio indica-se deixar janelas e portas abertas para diminuir as chances de pegar o vírus.

5. Hepatite infecciosa A, B ou C
Doença grave e que pode inclusive levar a morte, a hepatite pode ser transmitida de inúmeras maneiras desde o contato com mosquitos e animais contaminados até a transmissão por objetos. Existem vacinas que previnem, porém, é importante prezar pelo saneamento básico além de tomar cuidado com objetos de uso pessoal.

6. Herpes
A forma mais simples do contágio ao vírus é pelo beijo e uso conjunto de um mesmo copo. Entretanto, sabe-se hoje que esta transmissão também pode acontecer pelo ar. Não existe vacina que previna esta doença, porém é sempre bom tomar cuidado e prestar atenção na saúde do outro antes de se relacionar.

7. Poliomielite
Não se sabe ao certo qual é o modo de transmissão do vírus causador da poliomielite, uma das doenças que mais mataram ou incapacitaram crianças ao longo das últimas décadas. Atualmente, quase não há casos desta doença no Brasil, visto que a partir dos dois meses os bebês já tomam as gotinhas que previnem tal infecção.

8. Raiva
Doença que se instala no organismo do animal, a raiva é transmitida através da mordida de cachorros, ou até mesmo morcegos, que estão contaminados com este vírus. A prevenção cabe mais aos donos dos animais que devem prezar pela correta administração das vacinas. No caso dos animais de rua, em que não há controle, o alerta é sempre procurar uma unidade de saúde caso ocorra alguma mordida.

9. Rubéola
Altamente contagiosa, a rubéola é transmitida pelo ar alguns dias antes e depois do aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Para diminuir o contágio, é essencial que a pessoa fique uma média de 17 dias incubada. Existe vacina e esta é recomendada principalmente para mulheres para evitar tal exposição durante a gravidez.

10. Sarampo
O sarampo é transmitido de uma pessoa infectada para outra saudável através da saliva ou qualquer outro tipo de contato expositivo. Atualmente são mais raros os casos de sarampo visto que existe vacinação desde os primeiros meses de vida para combater tal doença.

11. Varíola
A saliva, o contato direto ou por objetos usados por uma pessoa contaminada são as formas mais comuns de transmissão. Apesar desta doença já estar erradicada no Brasil, é aconselhado se prevenir com vacinas a partir dos oito meses de idade ou antes de visitar países em que o vírus ainda é uma realidade.

Virose: resumo dos vírus transmitidos pelo Aedes Aegypiti

1. Chikungunya

Vírus relativamente novo, ainda não possui vacinação que previna o contágio nem se sabe ao certo quais são os maiores problemas que tal contaminação possa trazer a médio e longo prazo;

2. Dengue

A transmissão da dengue ocorre quando uma pessoa é picada pelo mosquito que já esteja contaminado com este vírus. Não existe prevenção como vacinas;

3. Febre amarela
Outro dos vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti, a febre amarela é transmitida pela picada do mosquito que já está contaminado. Para esta doença existe vacinação, porém é importante trabalhar na eliminação do vetor, excluindo-se os focos de água parada.

4. Zika vírus
O último dos vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o Zika é a principal causa da microcefalia em muitas crianças que as mães foram infectadas ao longo da gestação. Também é uma doença muito nova em que inúmeros estudos estão sendo desenvolvidos. A prevenção é o combate ao mosquito causador da transmissão já que ainda não existem vacinas.

Estas informações sobre Virose: Quadro-resumo foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas para que também tomem conhecimento desta informação.