Resumo sobre o país Peru


O Peru é um dos países da América do Sul que mais tem bagagem cultural e histórica graças às civilizações que ocuparam a região há milhares de anos. Conquistado e explorado pelo povo espanhol, o território que hoje faz parte do Peru teve sua primeira cidade fundada ainda em 1.534. A Cidade dos Reis, capital do país e que atualmente chama-se Lima, ganhou vida as margens do rio Rimac, local em que começou a travar suas primeiras lutas em busca do crescimento e da independência que chegou apenas cerca de 300 anos depois.

Resumo sobre o país Peru

Fazendo fronteira com o Chile, Bolívia, Brasil, Equador e Colômbia além do oceano pacífico, estima-se que seu território total seja superior a 1 milhão de km² sendo que o último senso apontou, em 2016, cerca de 31 milhões e meio de habitantes. Atualmente o Peru é presidido por Pedro Pablo Kuczynski, seu PIB gira em torno de 210 bilhões de dólares e a estimativa da renda per capita do país é de USD 7,135, bem abaixo da grande maioria dos países que estão ao seu redor.

Quer saber mais sobre esta nação latina? Veja neste resumo sobre o Peru algumas das informações mais importantes e pertinentes sobre este país!

Os Incas

Não tem como fazer um resumo sobre o Peru sem falar, em tópico exclusivo, inclusive, sobre uma das mais antigas e ricas civilizações que já existiram na América do Sul: O povo Inca! Composta por inúmeras tribos, essa sociedade chegou a ter cerca de 10 milhões de cidadãos ao longo de todo o território Inca que se espalhava não apenas pelo Peru, mas também por parte do Equador, o norte do Chile, pedaço a oeste da Bolívia e um pouco da Argentina.

Estima-se que os Incas tenham vivido na região das Cordilheiras dos Andes por 15 mil anos até o contato com os colonizadores espanhóis que, por volta de 1532 dominaram e extinguiram este povo histórico. Em 1911 Machu Picchu, chamada também de “A cidade perdida dos Incas”, foi descoberta e tornou-se uma das referências mundiais em história das civilizações antigas. Hoje sabe-se, inclusive, que este povo começou a se desenvolver justamente nesta localidade.

Organizados e inteligentes, este povo tinha uma sociedade bem estruturada e hierarquizada. Um dos grandes destaques dos Incas está associado à arquitetura. Utilizando como matéria-prima grandes pedras, inúmeros templos, casas e palácios foram construídos já naquela época.

Outro destaque deste povo também foi à agricultura considerada como super desenvolvida nos plantios de milho, batata e feijão. A arte, sobretudo feita em ouro e prata, também é um traço forte desta civilização que foi uma das mais ricas das Américas e que se mistura a história do Peru em inúmeros momentos.

A história do Peru: Dos Incas a atualidade

Simón Bolivar foi um importante personagem na história do Peru. Liderando as batalhas de Ayacuho e Junin, ajudou a nação a conquistar sua independência que veio a ser declarada no ano de 1.821. Entre as batalhas, atritos e guerras de que o Peru fez parte, vale destacar a Guerra com o Chile que aconteceu entre os anos de 1.879 e 1.883. Seu principal objetivo era anexar o território de Tarapacá ao país que acabou perdendo não apenas a guerra, mas também uma parte de suas terras para o adversário.

Tratando-se do clima local, o Peru possui inúmeras variações climáticas sendo que próximo ao litoral praticamente não chove enquanto que na região amazônica há altos índices de pluviosidade. Entre as atividades econômicas, o território peruano sempre foi rico em minerais como cobre, zinco, prata, ouro e estanho. Estes, por sua vez, já eram retirados da natureza durante os milhares de anos em que civilização Inca permaneceu nessas terras e ainda constituem parte da renda dos cidadãos deste país.

Entre os plantios e colheitas, vale destacar que a agricultura do Peru é voltada a produção de cana de açúcar, trigo, batata, milho e café. Além disso, os peruanos são importantes fornecedores de pescado no mundo todo visto que a atividade pesqueira é muito influente neste país. O Peru é também um país rico em cultura e possui cerca de 3 mil festas ao longo de um ano todo. Grande parte destas comemorações tem por objetivo celebrar os santos padroeiros desta nação.

Neste contexto é importante ressaltar que no que diz respeito à religiosidade, os peruanos misturam muito as crenças religiosas com as pagãs, frutos de mitos que perduraram os milhares de anos desde que a região passou a ser ocupada. Por fim, não poderia faltar neste resumo sobre o Peru qual é a composição da sociedade peruana. Quase metade da população é ameríndia, ou seja, descendem dos índios que habitam a este território.

A outra metade do povo peruano é composta majoritariamente pela mistura entre ameríndios e europeus, descendentes diretos de europeus e de outros povos que vieram para essas terras.