Vitamina B2


Também conhecida como riboflavina, a Vitamina B2 é uma das que fazem parte do grupo das vitaminas do complexo B. Essa vitamina não é sintetizada pelo organismo, e, além disso, ela também não é armazenada pelo corpo, o que faz com que se tenha a necessidade dela ser reposta diariamente, seja através de alimentos ou de suplementos alimentares.

Vitamina B2

A vitamina B2 foi descoberta no século XVIII pelo pesquisador Wynter Blyth, o qual a encontrou em uma de suas análises do leite de vaca. Depois de ser encontrada, foi inicialmente chamada de “lactocromo”. Em seguida, recebeu outros nomes, como ovoflavina, lactoflavina, verdoflavina, hepatoflavina, e uroflavina, que variavam de acordo com o alimento em que era encontrada.

Dentre as suas principais funções estão o estímulo e o aumento da produção de sangue, além de atuar na proteção da visão, do sistema nervoso e ser responsável por manter o organismo em equilíbrio, funcionando adequadamente.

A vitamina B2 também é utilizada como corante alimentar. Nestes casos, recebe a denominação de E101 ou E101a, sendo que esta última nomenclatura se refere à sua forma fosfatada.

Vitamina B2: quais são as suas funções no organismo

Apesar de ser uma vitamina que não pode ser armazenada no corpo humano, ela se faz extremamente necessária por cumprir importantes funções no organismo. A vitamina B2 atua no metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas, sendo considerada essencial para a saúde dos cabelos, da pele, da boca e dos olhos.

A robiflavina também é responsável pela produção de dois importantes co-fatores enzimáticos, necessários para o melhor funcionamento de diversas enzimas que atuam nos processos metabólicos do organismo.

Além disso, a vitamina B2 também desempenha outras importantes funções. São elas:

– Produção de energia do corpo – além de estimular o aumento da produção de sangue, a vitamina B2 também atua no metabolismo dos açúcares, conferindo assim mais energia para o corpo humano. Quando o açúcar, fonte de energia, não é bem metabolizado, ele acaba se acumulando em forma de gordura, diminuindo a disposição.

– Desenvolvimento e crescimento – a vitamina B2 também é um importante elemento para as crianças, uma vez que ajuda no processo de crescimento. É por isso que se recomenda que as crianças tomem suplementos alimentares à base de vitamina B2 logo nos primeiros anos de vida, pois ela auxilia no desenvolvimento dos ossos e músculos.

– Manutenção da saúde do sangue – a vitamina B2, além de aumentar a produção de sangue, contribui para a preservação da saúde das hemácias, as quais são responsáveis por transportar o oxigênio por todo o corpo.

– Antioxidante – por participar dos processos metabólicos, a vitamina B2 também atua como um importante antioxidante para o organismo, eliminando as toxinas acumuladas no corpo. Dessa forma, atua na prevenção de doenças como aterosclerose e câncer.

– Manutenção da saúde dos olhos – uma das mais importantes funcionalidades da vitamina B2 é a sua atuação na proteção da visão, mantendo os olhos mais saudáveis e prevenindo a catarata.

– Manutenção da saúde da pele – a vitamina B2 também é um importante elemento para a preservação da saúde da pele, contribuindo para uma pele mais bonita, jovem e saudável, além de atuar na cicatrização de feridas.

– Saúde da boca – além da pele e dos olhos, a vitamina B2 também atua na preservação da saúde da boca, mantendo as mucosas saudáveis e livre de doenças.

– Redução das crises de enxaqueca e dores de cabeça – para as pessoas que sofrem diariamente com fortes dores de cabeça ou enxaqueca, o sintoma pode ser um sinal da falta de vitamina B2 no organismo.

– Funcionamento do sistema nervoso – por fim, a vitamina B2 também é um importante elemento para manter o sistema nervoso saudável e funcionando bem.

A vitamina B2 é eliminada pela urina, e a sua baixa ingestão pode causar quadros de deficiência, o que acarretará em sérios sintomas.

Sintomas da falta de vitamina B2 no organismo

Como foi dito, a vitamina B2 cumpre uma série de funções para o bom funcionamento do corpo humano. Dessa forma, a falta dessa substância no organismo pode trazer vários sintomas, como os seguintes:

  • Língua inchada e vermelha;
  • Feridas e inflamações no canto da boca;
  • Visão sensível à luz;
  • Visão cansada;
  • Cansaço;
  • Falta de energia;
  • Crescimento lento (no caso das crianças);
  • Inflamações e descamações na pele;
  • Anemia;
  • Dores de garganta.

Se algum desses sintomas, ou mais de um, aparecer, é preciso consultar o médico e verificar se a causa é a falta de vitamina. Se esse for o caso, será preciso iniciar um tratamento com suplemento alimentar à base de vitamina B2, ou então, inseri-la através da alimentação.

Dentre os alimentos ricos em vitamina B2, estão pães, cereais, vegetais folhosos, carne, ovos, sementes de girassol, leite, soja e frutos do mar.