Zoologia: Estudos, Reprodução, Classificação e Características dos Filos

Classificação e Características dos Filos

A zoologia é uma das ciências que recebe um grande destaque por sua especialidade, pois está relacionada ao gosto de muitas pessoas: os animais.

Este ramo da ciência tem como principal objetivo conhecer os diferentes meios de vida animal, suas características, as diferenças entre cada espécies, e proporcionar um maior conhecimento sobre os animais, proporcionando ainda a possibilidade de cuidar da melhor maneira de cada espécie, evitando sua extinção.

Estudos da zoologia: características e formas de reprodução

A busca pelo conhecimento de cada espécie animal presente no planeta faz com que a zoologia busque sempre mais informações, dentre as quais destacam-se as características das espécies e sua forma de reprodução, algo que pode evitar problemas como a extinção destas espécies, com a reprodução em cativeiro, por exemplo.

Para isso, esta ciência estuda a fundo todos os organismos classificados no reino animália ou metazoa, sendo estes os organismos multicelulares, heterotróficos e eucariontes. Assim, o estudo engloba todas as diversas formas de vida animal de maneira ampla e complexa, permitindo sempre uma evolução referente à vida animal.

Classificação e característica dos filos

Os filos são as divisões e classificações dos diferentes tipos de seres vivos presentes no planeta, de acordo com suas características.

Confira a seguir os filos e suas características:

– Porifera

São as esponjas, havendo ainda o sub-reino Eumetazoa.

– Cnidaria

Este filo é formado pelos cnidários ou celenterados, como as águas-vivas.

– Platyhelminthes

Os Platyhelminthes são compostos pelos vermes de característica achatada, como as tênias ou as planárias, por exemplo.

– Aschelminthes

Diferentemente dos Platyhelminthes, os Aschelminthes são um filo da zoologia composto pelos vermes cilíndricos, como é o caso, por exemplo, das lombrigas.

– Annellida

Ainda composto pelos vermes, mas diferentemente dos anteriores, este filo se refere aos vermes segmentados, como as minhocas.

– Arthropoda

Filo composto por animais como insetos, aracnídeos, entre outros semelhantes como os crustáceos.

– Mollusca

Composto por moluscos de forma geral, inclui animais como polvos, caracóis, ostras, lulas, entre outros.

– Equinodermata

Filo que engloba seres como estrelas-do-mar, ouriços, entre outros.

– Chordata

Filo mais complexo dos nove diferentes, engloba animais como aves, peixes e mamíferos, sendo assim o filo com mais espécies diferentes.