Resumo Beisebol


Esse é um resumo sobre beisebol, um dos esportes mais praticados no mundo. O objetivo do jogo é somar mais pontos, ou “runs”. É jogado por duas equipes de 9 jogadores cada. O campo possui a forma de um semicírculo. Dentro, há um quadrado com quatro bases, uma em cada ponto de encontro com o circulo.

Resumo Beisebol

O tempo de jogo é determinado por turnos. São 9 ao todo, que são alternados entre ataque e defesa. Um turno termina quando os três batedores do time não marcam pontos e são substituídos.

O lançador, cuja posição chama pintcher, arremessa a bola para o batedor, ou runner, três vezes. Atrás do batedor fica o apanhador do mesmo time do lançador, que é chamado de catcher. Se o batedor conseguir acertar a bola para a longe, ele deve percorrer todas as bases. Ele pode parar em uma base ou correr para a próxima.

O batedor não pode estar correndo quando os interceptadores, chamados fielders, relançarem a bola para uma base. O objetivo do time adversário é que alguém do time apanhe a bola antes do runner chegar a um destino. Se ele conseguir passar por todas as bases, é computado um ponto. Caso a bola vá para fora do estádio, há um home run, que vale um ponto. No entanto, essa jogada é muito difícil de acontecer.

Resumo sobre beisebol: História

Não se sabe com precisão a origem do beisebol. É provável que ele tenha evoluído de esportes semelhantes, em que se lança uma bola. Assim como existiram diversos esportes que antecederam o futebol, o mesmo aconteceu com o beisebol, sobretudo os jogos antigos da França. Um manuscrito em francês, do século XIV, possui ilustrações de uma competição muito parecida com a partida de beisebol.

Em relação ao esporte como conhecemos, a referência mais antiga é de 1744, no Reino Unido. Historiadores do esporte afirmam que o beisebol provavelmente foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes britânicos. Sabe-se também que o esporte moderno é uma evolução dos jogos de rounders, muito popular na Irlanda e na Grã-Bretanha. Esse jogo também chegou aos Estados Unidos pelos europeus que vinham tentar a vida no novo país.

É provável que na metade do século XVIII já houvesse basebol no país americano. Há relatos da prática de esportes parecidos em diversos pontos dos Estados Unidos. Existe uma versão que declara um individuo chamado Abner Doubleday como o criador do jogo. Ele teria inventado o beisebol em 1839, na cidade de Cooperstown, em Nova Iorque.

Mas o verdadeiro pai do beisebol moderno é Alexander Cartwright, um bombeiro de Nova Iorque que criou o primeiro grande clube do esporte no país. O Knickerbocker Base Ball Club Of New York foi fundado no dia 23 de setembro de 1845 para definir as bases do esporte. As primeiras 20 regras do esporte foram escritas e desenvolvidas por Cartwright, que as chamou de Knickerbocker rules.

É provável que em 1791 tenha acontecido a primeira partida de beisebol da história americana. Há registros que indicam que esse jogo que aconteceu em Pittsfield, no estado de Massachusetts. Outra referência do século XVIII é um livro alemão, que data de 1796, em que constam registros de uma partida, disputada entre duas equipes, chamada baseball.

Resumo sobre beisebol no Brasil

No Brasil, o esporte é muito praticado por descendentes de japoneses que vivem aqui. No entanto foram os próprios norte-americanos que trouxeram o beisebol para o país. Em 1850, trabalhadores de empresas que residiam no Brasil, como a Light Companhia Telefônica, e funcionários do consulado americano trouxeram o esporte.

Alguns registros indicam que em 1910 diversas partidas foram organizadas pelo Mackenzie College. Como o futebol era um esporte que ainda engatinhava no país, essas partidas de beisebol atraíram ainda mais pessoas do que o tradicional esporte nacional.

Entre as décadas de 1910 e 1920 aconteceram muitas outras partidas. Surgiram, então, muitas equipes esportivas, por consequência da popularização do esporte. Esses times eram ligados a agremiações de trabalhadores das empresas americanas. A primeira liga amadora provavelmente surgiu nessa década de 20, comandada por um funcionário de uma companhia telefônica, provavelmente a Light.

No início do século também chegava ao Brasil uma onda emigratória do Japão. Vinham ao país para trabalhar em lavouras a partir de 1908. Eles logo tiveram contato com o esporte, principalmente nas regiões destinos dos japoneses, São Paulo e Paraná.

Em 1936 aconteceu o primeiro campeonato do esporte no Brasil. Em seguida, a Federação Paulista de Beisebol e Softbol foi criada. A partir de 1946 ela organizou os campeonatos. Em 2003, essa tarefa passou para a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol. O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, construído em São Paulo, é o primeiro do esporte no Brasil. Ele foi construído em 1958, para os Jogos Pan-Americanos de 1963 que o Brasil sediou. O estádio abriga um público de até 2.500 pessoas.