Resumo Futsal


O futsal, chamado também de futebol de salão, é uma prática esportiva criada na década de 30 do século passado. Bastante popular no Brasil, a modalidade foi desenvolvida a partir do futebol de campo, adaptando as regras para que ele fosse jogado também em quadras. Hoje, ele é um dos exercícios mais comuns durante as aulas de Educação Física nos colégios.

Resumo Futsal

O responsável pela elaboração do esporte foi Juan Carlos Ceriani Gravier, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu. Portanto, o futsal surgiu em Montevidéu, capital do Uruguai, em 1933. No começo, a atividade foi batizada de indoor-foot-ball pelo seu criador. Fundada em 9 de dezembro de 2002, a Associação Mundial de Futsal (AMF) é a organização mundial incumbida de regulamentar a prática do futebol de salão. A sede da entidade está situada em Assunção, capital do Paraguai.

As principais regras e características do futsal

• Apesar de ser derivado do futebol de campo, o futsal dispõe de uma série de normas diferenciadas. Entre as características peculiares ao futsal, estão:

• O futsal deve ser jogado em uma quadra de piso rígido e formato retangular, com medidas que variam conforme a categoria das equipes. Por exemplo, a Liga de Futsal Masculina exige que a quadra tenha entre 38 e 42 metros de comprimento e de 18 a 25 metros de largura;

• Nessa modalidade, os times são compostos por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. O número máximo de reservas é sete, outra diferença em relação ao futebol de campo;

• A regulamentação requer que a bola para o futsal da categoria adulta masculina pese entre 400 e 440 gramas e apresente de 64 a 62 centímetros de circunferência. Esses valores são estabelecidos pela FIFA. Já a AMF (Associação Mundial de Futsal) determina que a bola pese 430 e 450 gramas e tenha entre 60 e 62 cm de circunferência.

• Enquanto o regulamento da FIFA permite que a substituições aconteçam em qualquer momento, a AMF entende que as trocas só podem se dar com a partida parada. A FIFA também não impõe número limite de substituições por partida;

• Os jogos da modalidade adulta tem duração de 40 minutos, que são divididos em dois tempo de 20 minutos cada;

• O árbitro pode aplicar dois cartões para punir os atletas ao longo da partida: o amarelo serve como uma advertência e vermelho indica a expulsão por dois minutos. A FIFA prevê ainda que o jogador que receber o cartão vermelho possa ser substituído assim que a sua equipe sofrer um gol. No entanto, orientações da AFM são outras e o juiz conta com três tipos de cartões: amarelo, azul e vermelho. Nesse caso, o amarelo segue como uma advertência, o azul causa a substituição ou a saída temporária e o vermelho é para infrações gravíssimas, porque representa a expulsão sem possibilidade de retornar ainda na mesma disputa;

• As laterais e os escanteios, segundo a FIFA, precisam ser cobrados com os pés. Por sua vez, a AMF diz que ambos devem ser cobrados com as mãos.

O posicionamento dos atletas em quadra

Há um esquema tático que tem de ser seguido pelos times de futsal. Ao goleiro cabe usar as mãos e os pés para defender as bolas que forem em direção ao gol. Ele também é conhecido como goleiro-linha, tendo em vista que pode sair da posição para atacar. O fixo é o jogador de defesa que costuma manter-se perto da entrada de área e ajuda a desarmar o ataque adversário. Ainda fazem parte dessa tática os alas, que se movimentam mais para laterais para abrir espaços. Por fim, o pivô completa o time no ataque.

Pelo tamanho da quadra e do número reduzido de participantes no futsal, não há grandes variação possíveis em estilo de jogo, como se observa no futebol.

Maiores campeonatos e as potências mundiais no futsal

Tanto a AMF quanto a FIFA organizam os campeonatos internacionais da modalidade.

Os seguintes torneios são coordenados pela AMF:

  • Campeonato Mundial AMF Masculino;
  • Campeonato Mundial AMF Feminino;
  • Campeonato Mundial de Clubes;
  • Eurofutsal;
  • Copa do Mundo de Seleções Mundiais.

Os seguintes torneios são coordenados pela FIFA:

  • Mundial de Futsal de Fifa;
  • Eurocopa.

A Colômbia é a seleção de maior força nas competições da AMF. A equipe foi tricampeã do mundo, ganhando os títulos em 2000, 2011 e 2015. Venceu ainda o torneio mundial feminino em 2013. A seleção do Brasil também tem bastante tradição esporte, sobretudo na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, da qual é pentacampeã. O troféu mais recente veio em 2012, em uma vitória contra a Espanha.

A próxima Copa do Mundo de Futsal acontecerá em 2020, mas ainda não existe sede definida. A última edição foi realizada na Colômbia, consagrando a Argentina como campeã pela primeira vez. A Argentina também foi escolhida para receber o Mundial AMF de 2019.

Em adição ao Brasil e à Colômbia, a Itália, a Espanha e a Rússia também são consideradas seleções fortes.