Categorias Educação Física

Resumo Natação

A atividade de natação começou a ser praticada no período da antiguidade, quando os homens primitivos começaram a nadar em busca de alimentos. Posteriormente, a prática foi adotada como método de treinamento na Grécia Antiga, até ser proibida e ficar adormecida por bons séculos. A natação volta ao cenário global séculos mais tarde, sendo incentivada pelo império de Luís XIV, na França. Neste período foi realizada a construção da 1ª piscina para a prática comunitária deste esporte.

Porém, a natação que conhecemos hoje é dividida em vários estilos – que por sua vez, foram criados por pessoas e em épocas diferentes. Neste artigo, confira um resumo sobre a natação, suas modalidades, benefícios e até mesmo algumas curiosidades.

Resumo sobre a natação e seus estilos

Foi apenas no século XIX que a natação se tornou um esporte oficial. A 1ª competição de atletas oficial ocorreu em território australiano, no ano de 1858. Em seguida, ela se popularizou pelos Estados Unidos, Inglaterra e por toda a Europa.

A natação se tornou parte dos Jogos Olímpicos em 1896, ou seja, no “retorno” dos jogos na Era Moderna, em Atenas. E não tardou para que a natação fosse difundida no Brasil. Ela chegou ao nosso país em 1898, quando os competidores atravessaram, no Rio de Janeiro, a Fortaleza de Villegaignon até a Praia de Santa Luzia (distância de, em média, 1500m).

Em 1908 a FIN (Federação Internacional da Natação) foi criada para estabelecimento de regras envolvendo não só os estilos de natação, como também, outras modalidades aquáticas – tais como o polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.

Para definir as diferentes modalidades de natação deve-se considerar tanto o movimento dos braços e pernas como o próprio posicionamento da região do tórax. Com base nisso, os estilos são: nado livre (também conhecido como crawl em competições olímpicas e/ou internacionais), nado peito, nado borboleta e nado costas.

Já a modalidade de nado medley é aquela em que os competidores devem nadar em todos os estilos, porém, em uma ordem estabelecida: nado borboleta, nado costas, nado peito e, por fim, nado livre (crawl).

Regras da natação

A natação é um esporte com diferentes estilos e, por isso, além das regras específicas para cada um deles, há também as regras gerais.

Entre elas, destacam-se:

  • Uma piscina olímpica conta com 2m de profundidade e dimensões de 50 por 25m;
  • Atualmente, a prática do esporte pode ser realizada tanto em lugares fechados como abertos;
  • As piscinas olímpicas são divididas em 8 diferentes partes iguais e cada uma delas é denominada “raia”.

Nos dias de hoje, as modalidades olímpicas do esporte são:

  • 50/100/200/400m Crawl (nado livre);
  • 800m Crawl livre – somente para as atletas do sexo feminino;
  • 1500m Crawl livre – somente para os atletas do sexo masculino;
  • 100/200m costas;
  • 100/200m peito;
  • 200/400m medley;
  • 100/200m borboleta;
  • Revezamentos: 4x100m livres/ 4x100m estilos/ 4x200m livres.

Benefícios, curiosidades e demais informações sobre a natação

A natação está entre os melhores esportes para a manutenção da saúde. Isso porque não são poucos os benefícios proporcionados pela prática.

Primeiramente, destaca-se o fato de que a natação trabalha praticamente todas as articulações e os principais grupos musculares do corpo. Além disso, a prática estimula o desenvolvimento do sistema cardiovascular e respiratório.

Outros benefícios da prática da natação são: fortalecimento do sistema imunológico, melhora do equilíbrio e capacidade cognitiva, diminuição das taxas de colesterol e açúcar no sangue e melhora dos sintomas de doenças respiratórias, como é o caso de bronquite, asma ou rinite alérgica.

E para os que buscam emagrecimento a natação também é considerada a melhor: são entre 800 a 1100 calorias queimadas a cada hora de prática da atividade.

Curiosidades sobre a natação:

  • Os competidores que possuem os melhores tempos têm direito a escolherem uma das raias centrais da piscina nas competições que participam;
  • Em competições, até mesmo a água da piscina deve ser medida: tendo entre 25 a 28 graus célsius;
  • As piscinas só surgiram para a prática das competições de natação na década de 1930. Pois é: antes disso todas elas eram realizadas em alto mar;
  • O ato de queimar a largada, ou seja, pular na piscina antes do tiro, é totalmente proibido. Quem o fizer em uma competição oficial está sujeito à desclassificação;
  • No nado livre, uma região do corpo SEMPRE deve estar para fora da água. Por outro lado, no nado costas o corpo só pode ficar submerso na largada e nos primeiros 15m após viradas;
  • No nado borboleta, que é realizado com os dois braços, também é obrigatório bater na parede com as duas mãos para completar a volta. E o mesmo também ‘serve’ para o nado peito, em que ambas as mãos devem tocar a parede (seja após o toque na borda ou virada).

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023