Categorias Filosofia

A percepção do mundo

Percepção de mundo

O cérebro humano, sabemos, é uma máquina sofisticada, capaz de armazenar um volume inacreditável de conteúdo.

A filosofia e a psicologia analisam, sob perspectivas diferentes, o caráter e o valor da percepção. Ambas as disciplinas estão certas, porque cabem nessa máquina prodigiosa o conteúdo intelectual, que é o conjunto de referências por meio das quais se estabelece o raciocínio, o conteúdo cognitivo, que é o fruto do aprendizado e da repetição de tarefas, e o conteúdo moral, que é o conjunto de crenças e valores.

Todos esses elementos são evocados o tempo todo para formar a percepção de cada elemento, cada experiência, cada fato, ideia ou objeto. Rapidamente nos valemos das referências para dar sentido aquilo que estamos presenciando ou vivenciando. Nosso cérebro tem a obsessão por explicar, organizar e armazenar todo conteúdo com que entramos em contato.

Quais elementos formam a percepção?

A percepção é o produto desse esforço do cérebro em interpretar, organizar e armazenar as experiências. Para fazer isso, precisa de critérios para proceder esse esforço.

Esses critérios são decorrentes de uma série de fatores, alguns deles relacionados abaixo:

– Experiências – A experiência é um elemento chave da percepção. Se você já lidou com determinadas situações, ao se deparar com elas, terá a percepção de familiaridade.

Se teve uma experiência traumática, isso levará o indivíduo a ter medo. Por exemplo, se alguém foi mordido por uma cobra, será natural que tenha a percepção de ameaça ao se deparar com uma.

– Aprendizado – O aprendizado determina a forma como você irá lidar com determinadas situações. Se você aprendeu tudo sobre eletricidade, ao se deparar com uma pane elétrica terá a percepção de um problema a ser solucionado. Quem não entende nada do assunto terá a percepção de um drama.

– Educação – A educação é o conjunto de valores que são entregues pela família, pela escola e pela sociedade como corretos. A educação é a ação do meio sobre o indivíduo criando parâmetros de compreensão das coisas e comportamentos aceitáveis. Para um britânico, chegar atrasado a um compromisso é algo imperdoável, porque ele foi educado dessa forma, assim como para um muçulmano e natural que as mulheres andem com a cabeça e o rosto cobertos.

– Referências – Normalmente, são pessoas, religiões ou obras que exercem grande influência sobre o indivíduo, que são lembradas na hora de formar juízo sobre determinados problemas.

– Influência intelectual – A influência intelectual é aquela decorrente da busca por conhecimento. São estímulos que auxiliam na formação da visão crítica.
– Conhecimento – É o melhor dos elementos que formam a percepção, pois nos aproximam da melhor verdade sobre os fatos. O conhecimento é capaz de produzir uma percepção qualificada, próxima do que é razoável e comprovável.

Fatos x realidade x percepção

Um único fato pode ser percebido de diferentes maneiras por diferentes pessoas. Afinal, elas empregam diferentes referências, valores e réguas nesse processo de compreensão promovido pelo cérebro.

Enquanto um indivíduo olha um quadro e percebe nele a técnica com que foi pintado, outro vai perceber a mensagem transmitida, sendo que vários indivíduos diferentes perceberão mensagens diferentes. A um outro indivíduo, a pintura parecerá tão somente uma pintura, bonita para ele, possivelmente feia para outro.

O quadro e a pintura são o fato, mas a realidade é como cada um percebe, assim como cada indivíduo percebe de acordo com a sua realidade. Assim como cada indivíduo é único, ele assim pode ser considerado porque tem uma forma de perceber as coisas que é única, que corresponde à sua realidade, que é também a sua verdade.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023