Categorias Geografia

Pangéia e Pantalassa

Pangéia

A ideia de que os continentes nem sempre estiveram nas suas disposições atuais foi manifestado pela primeira vez pro Abraham Ortelius, em 1596. O holandês Ortelius, por esse motivo, ficou reconhecido como pai do Atlas Moderno.

Ortelius também é o encarregado pelo “Theatrum Orbis Terrarum”, de 1570, julgado como o primeiro Atlas da Idade Moderna, uma produção concebida a mão constituída por 139 mapas pintados.

Foi Ortelius quem propôs que as Américas teriam sido partidas e separadas da África e Europa por inundações e terremotos, e completou dizendo que os restos do rompimento mostram-se, quando uma pessoa pega um mapa do mundo e analisa com cuidado as margens dos três continentes. Essa teoria de Ortelius foi resgatada no século XIX.

Laurásia e Gondwana

Há cerca de 200 milhões de anos havia somente um super continente, denominado de Pangeia. Ele se dividiu há 130 milhões de anos atrás em Gondwana, abrangendo a América do Sul, índia, África, Antártida e Austrália, e Laurádia, incluindo Eurásia e América do Norte, e há 84 milhões de anos aconteceu a divisão entre Eurásia e América do Norte e entre a África, América do Sul, Índia e Oceania, que acabou virando uma ilha no oceano Índico.

Finalmente, a Índia se chocou com a Ásia, unindo-se ao continente.

De acordo com o principio da deriva continental, a Pangeia separou-se há aproximadamente 225 – 200 milhões de anos, tendo-se mais tarde partido até gerar os continentes que existem atualmente.

Apenas em 1912 é que a hipótese do deslocamento dos continentes foi realmente julgada como uma teoria científica intitulada por “Deriva dos Continentes” e divulgada em dois escritos pelo meteorologista Alfred Lothar Wegener. Ele considerou que há aproximadamente 200 milhões de anos, ainda no período Paleozoico, existia um super continente mãe, a Pangéia, e um imenso oceano denominado Pantalassa.

O Pangeia começou a se dividir, primeiramente em dois largos continentes, Gondwana e Laurásia. No meio dos dois, criou-se um mar moderadamente raso, denominado Mar de Tétis.

Gondwana e Laurádia prosseguiram se separando no decorrer dos anos, originando os continentes atuais. A Índia, por exemplo, desprendeu-se de Godwana e originou uma ilha. No período Cenozóico o formato dos continentes começou a se parecer com o formato atual.

Era cenozóica

Nesse período, a Índia se colidiu com continente asiático com tanta pressão que a colisão entre as placas ocasionou a elaboração da cordilheira do Himalaia, onde atualmente está o monte Everest, o maior do mundo.

Um dos sinais mais evidentes da deriva continental é a junção quase perfeita entre as costas oeste da África e leste da América do Sul. A divisão entre a América do Sul e a África ocorreu do deslocamento frequente das placas tectônicas por cima do manto, deslocamento esse que ocorre no mundo todo.

Pode-se afirmar que a localização dos continentes vem se alterando ao longo da história da Terra. Essa comprovação é conseqüência de pesquisas recentes, feitas especialmente desde meados do século XX.

Esse deslocamento dos continentes ocorre devido ao movimento das placas tectônicas, encarregada também por agitações sísmicas e práticas vulcânicas.

Pantalassa

Pantalassa, também chamada de Oceano Pantalássico ou Panthalassa, era o grande oceano mundial que cercava o super continente Pangéia, no decorrer dos períodos do Paleozóico e começo do Mesozóico. Abrangia o Mar de Tétis, a sudeste, e o Oceano Pacífico, a oeste e norte.Transformou-se no novo Oceano Pacífico depois do fechamento da bacia do Mar de Tétis e a divisão da Pangéia, acontecimento que levou a formação das bacias dos oceanos Ártico, Atlântico e Índico.

A Pantalassa é muitas vezes chamada de Paleo-Pacífico, velho pacífico, por causa do motivo desse oceano ter progredido a começar desse ultimo.

Há aproximadamente 900 milhões de anos, estabeleceu-se uma ligação tripla ao passo que o super continente Rodínia começou a se dividir pode meio do surgimento de riftes.

Entre aproximadamente 800 e 700 milhões de anos antes, esse supercontinente dividiu-se em dois. Esse foi um acontecimento importante da deriva continental por rift, pois originou o Oceano Pantalássico no oeste de Laurentia, um continente arcaico que viria a originar a América do Norte.

Na região oeste de Laurentia,ocorrências tectônicas que antecediam essa divisão, geraram riftes rachados que abrigaram imensas bacias sedimentares. Mirovia, o oceano mundial que envolvia Rodínia, começou a diminuir por causa do aumento dos oceanos Pantalássico e Pan-Africano.

Por volta de 650 e 550 milhões de anos, um novo super continente estava se formando, a Pannotia, cujo formato assemelhava-se a um “V”. No interior desse “V” surgia a Pantalassa, ao mesmo tempo no seu exterior estava o Oceano Pan-Africano e as lembranças de Mirovia.

Atualmente, a grande parte da bacia oceânica e crosta da Pantalassa subduziu perante a placa eurosiática e a placa norte-americana. As lembranças da placa oceânica de Pantalassa podem ser vistas na placa de Gorda, placa Juan de Fuca, placa de Nazca e placa de Coco, onde as quatro fizeram parte da antiga placa de Fallaron.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024