Aplicações Trigonométricas na Física

Física,

Aplicações Trigonométricas na Física

Neste artigo, você aprenderá sobre a importância da trigonometria na física. Além disso, também irá conhecer algumas das aplicações trigonométricas na Física mais comuns, que, com certeza, você já teve contato na vida. A trigonometria é um dos conhecimentos matemáticos mais importantes da humanidade, pois somente a partir dela foi possível uma infinidade de revoluções tecnológicas, bem como um maior conhecimento sobre o mundo em que vivemos.

A física e a trigonometria

Quando ainda somos muito jovens e estamos na escola, muitas vezes não conseguimos compreender a importância das matérias em separado. Elas nos parecem muitas vezes um acumulado de informações distantes demais na nossa realidade e sem nenhuma função prática. Sempre tem alguém que perguntará qual é a verdadeira razão de estudar aquilo tudo, não é?

Trigonométricas na Física

Mas se não fosse pelo estudo da matemática e da física, provavelmente não teríamos todas as tecnologias que nos cercam no cotidiano. Não seríamos capazes de realizar grandes feitos, muito menos ter tido a possibilidade de viajar pelo espaço.

Além disso, a gente tende a pensar como as coisas nos são apresentadas na escola, cada um em seu lugar, forma separada. Mas vida real e, por consequência, na ciência não funciona bem assim. E é por isso que existem muitas aplicações trigonométricas na física.

A física é uma ciência que tem como objetivo estudar as leis do universo e tudo que diz respeito ao entendimento da matéria, da energia e suas interações.

Há anos a física vem evoluindo e nos levando em lugares nunca antes imaginados. Não seria possível viajar pelo espaço nem ter acesso às tecnologias consideradas bastantes simples, como um chuveiro, por exemplo.

Se olharmos em volta, tudo envolve um pouco de física básica. O movimento do nosso próprio corpo, a mudança de temperatura durante um dia, o derretimento de um cubo de gelo. O entendimento do universo e quase todo o conhecimento que temos hoje é decorrente da física, e do trabalho de pessoas que dedicam suas vidas ao conhecimento das questões do universo.

A física une conhecimentos diversos para encontrar suas respostas. E, sem dúvidas, a matemática é responsável por ajudar aos cientistas a interpretar e compreender os fenômenos físicos de uma forma muito mais precisa. Aliás, é praticamente impossível pensar em física sem a matemática, não é mesmo? Por isso mesmo, podemos encontrar uma infinidade de aplicações trigonométricas na física.

Por outro lado, a trigonometria é um importante campo da matemática e é a área do conhecimento responsável por estudar os triângulos e as funções métricas. A trigonometria ajuda a humanidade há séculos, a compreender o universo e a se desenvolver tecnologicamente também. Afinal, o que seria da engenharia e da arquitetura sem o conhecimento profundo de trigonometria?

O estudo dos ângulos começou quando o homem tinha a necessidade de calcular distâncias e localizar pontos específicos. A trigonometria é utilizada em diversos ramos da matemática e através dela hoje temos profundos conhecimentos de ótica, eletricidade, termodinâmica e tantos outros conhecimentos que nos auxiliam a ter uma vida cada vez mais esclarecida e confortável.

Aplicações da trigonometria na física

Agora podemos falar mais diretamente a respeito de como acontecem as aplicações triogonométricas na física. Para isso, separamos alguns casos simples, onde a aplicação de funções trigonométricas são aplicadas diretamente ao entendimento e do cálculo de acontecimentos físicos.

Um dos exemplos mais diretos, se dá no estudo de lançamentos de objetos, principalmente nos lançamentos oblíquos. Este estudo só pode ser feito ao se comparar o lançamento a um triângulo e no cálculo de senos e cossenos até que se descubram os vetores.

Outro exemplo bastante conhecido está no estudo de funções periódicas em fenômenos físicos. Para ser ainda mais específico, podemos citar os movimentos de onda, que acontecem em diversos fenômenos estudados pela física. Neste tipo de movimento, a amplitude da onde pode diminuir ou aumentar e a função seno é a responsável por simular o movimento matematicamente.

Ainda citando outro exemplo de fenômeno físico explicado pela trigonometria, podemos falar da refração de luz, que se trata do movimento que um feixe de luz apresenta em determinada superfície. O estudo da refração de luz só é possível quando se aplica as leis trigonométricas ao calcular ângulos e os analisando.

Estes foram somente alguns exemplos de aplicações trigonométricas na física. A trigonometria também é essencial para o estudo da dinâmica, onde é preciso calcular o trabalho necessário para deslocar objetos, no estudo da ótica para se compreender o funcionamento de espelhos, e muitas outras aplicações.

A importância do conhecimento profundo da trigonometria vai muito além do cálculo de situações hipotéticas, mas conforme já compreendemos, é a responsável pelo conhecimento do mundo e desenvolvimento das ferramentas que nos ajudam a executar as mais diversas tarefas. A trigonometria é uma área da matemática e sem matemática, não existiria nenhuma outra ciência e o mundo como conhecemos seria bem diferente.